Temperos e suas funções.

Um guia de ervas e especiarias para realçar o sabor dos pratos e agregar valor nutritivo às refeições.
As especiarias foram consideradas bens de consumo valiosos durante os séculos. Além de conferirem sabor e aroma aos pratos, são ricas em antioxidantes e tem propriedades antiinflamatórios, antivirais e antibacterianas. Quando consumidas regularmente , previnem e tratam diversos males. Aprenda a realçar o sabor e aumentar o valor nutricional da comida com temperos naturais:
Alecrim – rico em acido rosmarínico, um poderoso antioxidante. Seu uns diminui a produção de gases, distensão abdominal e cólica. Aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, melhorando a memória. É estimulante e reduz e fadiga. De sabor acentuado, pode se adicionado aos molhos, sopas, pães, legumes, proteína de soja, pratos à base de carnes, vês e peixes.
Canela – ajuda na melhora da ação da insulina, na prevenção e no controle do diabetes. É antiinflamatório,antimicrobiano,antioxidante. Em pedaços, aromatiza caldas e doces em compotas. Em pó, é usada no preparo de bolos, biscoitos, doces, pães, tortas e frutas  assadas.
Cúrcuma – tem ação antioxidante, anticancer, anticoagulante e antiinflamatório. Auxilia na dissolução de cálculos renais e no controle do diabetes.Combina com arroz integral, lentilha, risotos, peixes, frangos,caldos, molhos de tomate e massas.Para melhorar a absorção de sua principal substancia ativa, a curcumina, combine-a com a pimenta –do - reino. A piperina da pimenta otimiza sua absorção.
Gengibre – estimula o trato gastrointestinal, diminuindo a produção de gases, enjôos e cólicas. Em pequenas quantidades , melhora a produção das enzimas digestiva, desempenha ação analgésica e antiinflamatória.Adicione gengibre fresco ralado às sopas e molhos e o gengibre em pó aos sucos e receitas de biscoitos e bolos.
Pimenta – seu ingrediente ativo, a capsaicina, aumenta a circulação, combate infecções, melhora a digestão e previne do câncer.Possui efeito termogênico, atuando  como coadjuvante no emagrecimento, além de ser um analgésico natural.De sabor e picante, cai bem em qualquer preto doce ou salgado.
Orégano – é antibacteriano, antifúngico, analgésico e sedativo. Tem excelente ação bactericida contra as bactérias encontradas no quadro de disbiose intestinal. Auxilia no tratamento  de gripe e resfriados, no controle de micoses e em outros problemas relacionados a fungos.Fica ótimo em saladas, molhos, pizzas e pratos que levem tomates e legumes.
Manjericão – possui propriedades antiinflamatório, digestiva e anticéptica. Ajuda no controle às infecções do trato respiratório. Muito usado para o preparo de molhos pesto e tomate.Combina com aves, peixes, carnes e sopas.
Tomilho – desempenha ação antisseptica, protegendo o corpo de bactérias.Ajuda a prevenir inflamações no trato digestivo, é cicatrizante e vermífugo. Versátil, pode ser utilizado em praticamente qualquer receita, mesmo combinado com outros temperos, como o louro e a salsa.
Sálvia – contem substancia antioxidantes e ajuda na melhora da memória. O seu sabor levemente apimentado combina com vegetais, frutas, molhos com queijos, carnes, aves e peixes.
A dica é adicionar as especiarias só no final  da preparação dos pratos, para que seus princípios ativos e nutrientes sejam mantidos.Agora que você já sabe que esses condimentos são ricos em substancias benéficas ao organismo, abuse dos temperos naturais.

Fonte: Bruna Murta
             Nutricionista da Rede Mundo Verde.

Comentários

Postagens mais visitadas