Mamãe com Hepatite

A hepatite é uma inflamação no figado, ele é um dos mais importantes órgãos  do corpo humano e quando está lesionado perturba todo o funcionamento do organismo.

O vírus da hepatite pode ser transmitido através da água e de alimentos contraminados como materiais fecais (A e E), pelo contato com sangue contaminado (B, C, D e G) e por via sexual (B, C e D).

Os vírus têm período de incubação diferentes e, em muitos casos os doentes não apresentam sintomas. O tipo A e E não se tornam cronicas, em quanto a passagem à situação da cronicidade é bastante elevada na hepatite C e comum nas hepatites B,D,G, embora esta última doença não apresente muita gravidade.


Tipos de Hepatite

 Existem seis tipos de vírus de hepatite :

1 - Hepatite A:  A transmissão ocorre através de alimentos ou água contaminada por materiais fecais.Para o tratamento não há remédio especifico, mas a alimentação deve ser rica em proteínas e baixa em gordura.

2 - Hepatite B: Encontra-se no homem doente e no portador. A transmissão acontece através do contato com sangue contaminado ( partilha de seringas e outros materiais usados pelos consumidores de drogas intravenosas, tatuagens, acupuntura, transfusões de sangue e derivados), do contacto sexual e da transmissão materno-fetal. É a mais perigosas das hepatites e uma das doenças mais graves do mundo.

3 - Hepatite C: A transmissão acontece através de sangue ou produtos sanguíneos contaminados e existe um risco de  6% da mãe infectada poder transmitir o vírus ao feto. Nos casos de hepatite C e G cronicas, não são conhecidos, até agora, riscos no aleitamento, exceto se existirem  cortes ou feridas nos mamilos e na boca do bebê.

4 - Hepatite D: Ela é transmitida através do contato com o sangue contaminado e fluidos sexuais. Só se consegue multiplicar a doença em presença de vírus da hepatite B, A infecção com VHD pode ocorrer em simultâneo com a da VHB (co-infecção) ou ocorrer depois da pessoa já ser portadora do vírus da hepatite B (superinfecção).

5 - Hepatite E: É a hepatite mais comum nos climas quentes e maior perigo de infecção registra-se nos países em desenvolvimento co condições de higiene e saneamento básico precárias.A doenças, em geral, não é grave, exceto quando ocorre uma hepatite fulminante (interrupção total ou quase total do funcionamento do figado).

6 - Hepatite G: Por ter sido descoberto recentemente (1995), ainda não foi possível determinar com exatidão as consequências da infecção por este vírus, mas, por enquanto, tudo leva a crer que o vírus não provoca lesões hepáticas. Transmite-se por via sanguínea, mas desconhecem-se ainda outras formas de possíveis de contagio, não existe um tratamento especifico e também não existe vacina.




Comentários

Postagens mais visitadas