EU SOU O GUARDIÃO DAS ÁGUAS,EU NÃO DESPERDIÇO

APRENDA A CONTROLAR SEU CONSUMO 

O hidrômetro, instalado em sua casa, é o aparelho que mede o consumo de água.
Registre a leitura regularmente. Dessa forma, você poderá conferir a sua conta, controlar a água usada e até descobrir possíveis vazamentos. 

NO BANHEIRO 

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, a economia é de 11,5 litros (casa)e 79 litros (apartamento)mantendo-a fechada ao fazer a barba, a economia é de 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento)

Não utilize a bacia sanitária como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro etc.
Não aperte a descarga mais tempo que o necessário, pois cada acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros de água. Conserte vazamentos e mantenha a válvula sempre desligada.

Tome banho de no máximo 5 minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).

NA LAVANDERIA 

Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois a cada 5 minutos aberta, o gasto de água é de 270 litros (o dobro de um ciclo completo de lavagem em uma máquina com capacidade de 5 kg

NO QUINTAL 

Ao lavar o carro, use um balde em vez de mangueira, a economia é de 176 litros. 
Regue as plantas com um regador, pela manhã ou á noite, pra evitar a evaporação; a economia é de 96 litros. 
Use a vassoura para varrer a calçada, não a mangueira, pois o desperdício chega a 279 litros a cada 15 minutos. 

NA COZINHA 

Feche bem a torneira. Uma torneira gotejando desperdiça 40 litros / dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros dia.
Limpe bem os restos de comida do prato e panelas antes de lavá-los, jogando-os no lixo e nunca nos ralos das pias.
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça, a economia é de 97 litros (casa) e 223 litros (apartamento). Faça o mesmo quando desfolhar verduras e hortaliças, descartar frutas e legumes, cortar aves, peixes etc...

Comentários

Postagens mais visitadas