MUSCULAÇÃO AJUDA NA PREVENÇÃO DE DIVERSAS DOENÇAS DO CORAÇÃO.

Estudos já realizados no Brasil apontam os benefícios da musculação para promover a saúde, além de prevenir e controlar seus fatores de risco. A redução da massa muscular causada pelo envelhecimento ou por falta de atividade física leva a um alto índice de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, diz Adelino Vieira, professor de educação física do Centro de Qualidade de Vida. Com o ganho de força e de massa muscular, o coração sofre menor sobrecarga cardíaca com esforços do dia a dia de uma pessoa. Na obesidade ou no diabetes, os fatores de risco para a saúde do coração, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como fonte de energia a ser gasto durante a atividade física na manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.


ALERTA AO CONSUMO DE CARNE VERMELHA, ENERGÉTICO E SUPLEMENTOS. 

Tanto a carne vermelha quanto as bebidas energéticas contêm uma substância chamada carnitina, que está associada ao desenvolvimento de aterosclerose, é o que mostra o estudo americano da equipe de STANLEY, da CLÍNICA CLEVELAND (EUA), publicado na NATURE MEDICINE.
O estudo mostrou que, no trato digestivo, vive uma bactéria, que usa, como frente de energia, a molécula de carnitina. É, ao metabolizá-la, esse micróbio cria outra substancia cuja sigla é TMAO.

O TMAO promove a aterosclerose, endurece e entope os vasos sanguíneos. Ou seja, uma dieta rica em carnitina leva ao crescimento dessas bactérias no intestino.

Comentários

Postagens mais visitadas