ZICA VÍRUS

De onde vem o Zica Vírus?

Ele foi descrito pela primeira vez em 1947 e, até então, infectava macacos da floresta de Zica em Uganda - daí seu nome.
Em 1952, esse pais Africano identificou o primeiro caso em humanos. Na época, os visitantes da região só pegavam o vírus esporadicamente.

Como o Zica chegou ao Brasil?

A duas suspeitas: a Copa do Mundo de 2014, que trouxe muitos estrangeiros, e um campeonato de canoagem realizado ano passado no Rio de Janeiro, que contou com a participações de nações do Oceano Pacífico, como a Polinésia Francesa e a Micronésia. Esses lugares foram os primeiros a sofrer surto de Zica.

 Outras formas de contágio. 

 O Aedes aegypti é o principal vetor mesmo. Até  agora, foi comprovado um caso de transmissão por via sexual e outro por transfusão de sangue. 
"Se tivéssemos combatido melhor o Aedes, provavelmente não estaríamos  passando por isso".
Avalia Bianca Grassi de Miranda, infectologista do hospital Samaritano de São Paulo.

É possível uma epidemia de Zica pelo Brasil ?

Não é só possível como muito plausível que isso aconteça. 
“O AEDES AEGYPTI existe em todo o país e, no verão com chuvas, o clima é favorável a sua reprodução”.
A outro alerta no ar "o vírus não para de evoluir"  Uma mutação pode ter aumentado sua capacidade de se replicar e se propagar, fazendo com que se espalhe mais facilmente.


O que esta ao  seu alcance para se prevenir...


A estratégia mais sensata e eficaz hoje é atacar o vetor. Então temos que ficar de olho nos criadouros do mosquito e elimina-los. "Cada um deve se responsabilizar por acabar com eventuais focos em sua casa"... Ou seja, água parada jamais!  Para reforçar essa ação coletiva, campanhas de conscientização devem pipocar pelo país durante o verão. O ministério da saúde recomenda o uso de repelente no corpo todo, inclusive por cima das roupas, especialmente para as futuras mamães.

Comentários

Postagens mais visitadas