PEQUI

 


O pequi tem boas quantidades de vitamina A e C, que tem propriedades antioxidantes importantes para o organismo.

Além disso, a vitamina C ajuda no sistema imunológico e também potencializa a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.

O pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados; gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites.

Esses ácidos graxos podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue, evitando acúmulo de placas de gordura e trazendo benefícios para a saúde do coração. Os principais são os ácidos oleico, palmítico, linoleico e esteárico.

O pequi também tem boas quantidades de fibras e de compostos antioxidantes, como os compostos fenólicos.

 

Benefícios em estudo do Pequi

O pequi começou a ser estudado há pouco tempo, mas já existem alguns estudos que trazem comprovações iniciais de alguns de seus benefícios:

 

Aliado do coração Os ácidos graxos mono-insaturados do pequi podem ajudar a melhorar o perfil do colesterol no organismo, por reduzirem o colesterol LDL, considerado ruim para a saúde.

O LDL quando oxidado pode se acumular em placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo levar ao seu entupimento em longo prazo, o que pode causar diversas doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

Por fim, a combinação de vitaminas e minerais do pequi beneficia a pressão arterial, trazendo um equilíbrio na retenção de líquidos.

A presença do potássio, principalmente, ajuda também no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que influencia de forma positiva na pressão arterial, mais um fator que auxilia na saúde do coração, já que ele não acaba sendo sobrecarregado pela hipertensão.

 

Contra - indicações do Pequi

O pequi não tem contraindicações. No entanto, por seu alto valor calórico, principalmente do óleo de pequi, o ideal é que pessoas com sobrepeso ou que querem emagrecer o consumam com moderação.

 

 

Onde encontrar

O pequi é muito mais comum no cerrado brasileiro, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e no Norte de Minas Gerais.

Portanto, é muito mais fácil encontra-lo nessas regiões, mas ele também pode ser comprado em mercados mais especializados em outras regiões do Brasil.

 

Fonte: Nutricionista Andrea Marim, especializada em fitoterápicos e nutrição funcional

Nutricionista Paula de Crook, consultora da PB Consultoria em Nutrição e especialista em nutrição infantil

Comentários

Postagens mais visitadas