Fibras Insolúveis que devem estar na sua dieta!

 


Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal.

Diferente das solúveis, essas não formam gel, mas têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino.

As fibras insolúveis agem no cólon proximal diminuindo a fermentação e no cólon distal aumentando a absorção de água e reduzindo o tempo de trânsito de transito intestinal.

 

Alimentos que são fontes de fibras insolúveis

·       Farelo de trigo - Rico em fibras insolúveis. O consumo destas evita a formação de hemorroidas, por facilitarem a evacuação.

 

·       Pão integral - Reduz o risco de câncer no intestino por absorção de toxinas, também o tempo em que as paredes intestinais ficam expostas aos alimentos.

 

 

·       Cascas de frutas - As cascas são ricas em fibras insolúveis retardam a hidrólise do amido. Uma dica é fazer sucos com cascas.

 

·       Cereais inteiros - Estes alimentos são primordiais para prevenir a constipação intestinal.

 

 

·       Feijão - São riquíssimos em fibras insolúveis. Apenas 1/2 xícara de feijão cozido fornece 6g de fibras.

·       Milho - O ácido fólico presente no milho também é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína.

 

·       Verduras folhosas - São altamente nutritivas, ricas em fibras e ajudam a manter o organismo saciado por horas.

 

·       Abóbora- Adicione mais fibras à sua dieta, tente abóbora em diferentes formas, receitas como torta de abóbora, pães, bolos, sopa e até uma bebida tipo smoothie.

 

Quantas fibras comer por dia?

Após entender todos os benefícios, fica a dúvida: quantas fibras comer por dia? Bem, o recomendado para um adulto é 25 gramas diariamente. Mas atenção: evite consumir menos de 15 e mais de 35, porque em ambos os casos você pode sofrer com problemas no intestino.

 

É bom lembrar que o ideal é ter tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis na sua dieta diária - inclusive, a maior parte dos alimentos possui as duas. Quanto mais natural e diversificado for o seu cardápio melhor para a sua saúde!


Fonte: Acervo Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas