Exame de Próstata: O que é e como é feito?


 


O exame de próstata visa avaliar alterações incomuns presentes na glândula. Os exames mais indicados para detectar alterações são o toque retal e análise sanguínea do PSA. Uma vez que o médico especialista detecta alterações no exame de próstata, pode solicitar outros, para elucidar melhor as alterações e estes podem ser medições do jato de urina e ultrassonografia transretal.

Assim torna-se possível investigar a existência de tumores que podem vir a evoluir para o câncer de próstata.

 

Como é feito o exame de próstata?

Existem várias formas de fazer o exame de próstata, mas os mais utilizados devido a sua eficiência, são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é feito através da coleta de sangue venoso, com objetivo de avaliar a quantidade de proteína presente e produzida pela próstata. Com o exame PSA é possível analisar a existência de câncer de próstata, bem como hiperplasia prostática benigna ou simplesmente detectar inflamações na próstata.

No caso do exame de próstata através do toque retal, normalmente realizado pelo médico urologista ou médico coloproctologista. O especialista da aérea introduz o dedo indicador no ânus do paciente, este processo é rápido e indolor.

 

Com o exame de próstata, através do toque retal é possível detectar fissura anal, nódulos ou hemorroidas entre outras enfermadas. Sendo este o principal exame para detecção do câncer de próstata.

 

Algumas verdades sobre o exame de próstata

·       Mesmo sem indícios de câncer o exame deve ser feito periodicamente: Dada a gravidade do problema, é essencial que o homem faça um acompanhamento anual mesmo quando os primeiros exames apresentam resultados negativos. Dessa forma, se o câncer começar a se desenvolver, é possível identificá-lo logo no começo e evitar maiores problemas.

·       Homens negros têm mais chance de ter câncer de próstata: Ainda não se sabe o porquê, mas homens negros apresentam 10% mais chances de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a doença também costuma ser mais agressiva. Por isso, é essencial que comecem a realizar o exame por volta dos 40 anos, em vez dos 50.

 

Sendo assim, não deixe de cuidar de sua saúde e realize exames periódicos. Procure saber sobre a incidência do câncer em sua família. A partir disso, procure um médico urologista para tratar do assunto e passe a fazer o exame de próstata anualmente para evitar maiores problemas e conservar sua saúde.

 

Fonte: Acervo Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas