Menopausa e Sexualidade - Orientações

  • Sexo é vida é amor ! Faça sexo com amor! Não há dúvidas que a menopausa pode provocar alterações do humor, deve-se ter cautela, porque muitas queixas podem não ter relação com a menopausa podendo estar ocorrendo por problemas pessoais, conjugais, familiares ou sociais.

  • Com o envelhecimento da população e o aumento da sobrevida, cresce o número de mulheres em idade avançada, podendo viver mais de 1/3 dos anos, depois da menopausa. Necessitando, que sejam adotadas medidas preventivas e terapêuticas que visem melhorar sua saúde física e mental e a qualidade de vida. Está indicada no tratamento de alguns sintomas no climatério e na prevenção da osteoporose, desde que avaliadas os riscos. São mulheres com riscos as que tenham antecedentes pessoais de câncer de mama, história prévia ou familiar de trombose, doença cardiovascular e hipertensão arterial, e as com varizes e cálculos na vesícula biliar.

  • Se indicada a terapia de reposição hormonal (TRH), deve se individualizada, usando-se preferentemente produtos que tenham as menores doses, pelo menor tempo, até que se obtenha a melhoria dos sintomas. Cabendo aos médicos avaliarem e informarem aos pacientes, os seus benefícios e eventuais riscos.

Comentários

Postagens mais visitadas