Menopausa

  1. PARA VIVER BEM COM A CABEÇA E O CORPO APRENDA A LIDAR COM A MENOPAUSA

“Nada mais é triste ou alegre, tudo é apenas matéria comemorativa, e viver, é apenas ter vivido” Carlos Drummond de Andrade

  1. CLIMATÉRIO OU MENOPAUSA

Climatério: Período de transformação na mulher que começa antes e termina alguns anos após a menopausa.

Menopausa: Ultima menstruação - CAUSA: Perda progressiva da função hormonal dos ovários

  1. OVARIOS E OS HORMONIOS FEMININOS

Os Ovários produzem óvulos e os dos principais hormônios femininos, os estrogênios e a progesterona. Os estrogênios são produzidos durante todo o ciclo e a progesterona, após a ovulação (saída do óvulo do ovário), que ocorre no meio do ciclo. A ovulação permite que o óvulo encontre-se com o espermatozóide e ocorra a fecundação e o inicio da gravidez. Com a perda progressiva da função ovariana, a mulher deixa de ovular, em seguida apresenta ciclos irregulares, ate parar de menstruar, finalizando o seu período reprodutivo.

  1. SINTOMAS OU MUDANCAS?

Nesse período de transição, de mudança, de adaptação aos novos níveis hormonais, podem existir sintomas diferentes em casa pessoa. Ansiedade e a depressão pioram os sintomas da menopausa. Cuide da sua mente e do seu corpo para aumentar a sua auto-estima. “Não é horrível envelhecer, mas sim o que pensamos a respeito” Sylvia Schneider

  • CURTO PRAZO – ondas de calor, suores noturnos, fadiga, dor de cabeça, tontura, irritação, instabilidade emocional, desanimo, insônia e sono entrecortado.
  • MÉDIO PRAZO – pele mais seca, cabelos mais finos e quebradiços, ressecamento da vagina, dor e desconforto nas relações sexuais, aumento da freqüência urinaria, infecções urinarias e vaginais mais freqüentes, dores musculares e articulares.
  • LONGO PRAZO – osteoporose (fragilidade óssea), maior risco de fraturas, doenças cardiovasculares (infartos, derrames, hipertensão arterial) por aumento de colesterol e da (formação de placas de gordura na parede dos vasos).

  1. DIAGNOSTICOS E ACOMPANHAMENTO

O medico avaliara em consulta medica e com exames complementares as reais necessidades individuais: Ultra-sonografia transvaginal, mamografia , densitometria óssea, colpocitologia oncotica e dosagens hormonais.

  1. MENOPAUSA E O PESO CORPORAL

A idade, os hábitos pessoais e a redução da função ovariana provocam na mulher uma mudança no seu metabolismo. Entre os efeitos apresentados observa-se um aumento do peso corporal e um deposito preferencial de gordura na região da cintura.

  1. MENOPAUSA E OS OSSOS

A Prevenção da osteoporose deve começar na infância com cuidados alimentares, entre eles a adequada ingestão de cálcio, não fumar e ter atividade física regular. Os ossos, após atingirem sua densidade máxima, iniciam um processo de perda progressiva de massa óssea, que se agrava após a menopausa, na proporção de 2-3% ao ano.

  1. MENOPAUSA E AS DOENCAS CARDIOVASCULARES
  2. RISCOS PARA O CORACAO DA MULHER
  3. COLESTEROL ALTO- POUCO EXERCICIO FISICO- OBESIDADE
  4. HIPERTENSAO- DIABETES E TABAGISMO
  5. OUTROS CASOS NA FAMILIA (HEREDITARIEDADE)
  6. MENOPAUSA E USO DE HORMONIOS FEMININOS SEM CONTROLE MEDICO.

SALOMON KATZ

CRM 10904

Comentários

  1. Olá Dr.
    Visitei seu blog, muito interessante,esclarecedor...agora ele já faz parte dos meus "favoritos"...acompanharei sempre!
    Parabéns,abraço,
    Marina Márcia R.M.Távora
    (Lab.Schilling)

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Pioneiro!
    Vimos as dúvidas das mulheres e suas "dicas"
    de médico e conselheiro para esclarecê-las

    Parabéns Doutor
    Abraços
    Equipe dnapersonaldna.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas