Menopausa - Tratamento não hormonal

Muitas são as drogas utilizadas para tratamento dos sintomas da menopausa:

  • A ciclofenila e os tranqüilizantes são alternativas para os sintomas vasomotores (ondas de calor, etc.)Para o tratamento e a prevenção da osteoporose são indicadas:

Cálcio – importante para reposição da perda, necessita associar-se a vitamina D para melhor absorcao. E outros, como Bifosfonatos, Raloxifeno, Calcitonina e a Teriparatida.

  • O primeiro relato cientifico na historia descrevendo a menopausa é do ano de 1710, quando Titus em Magdeburg (Alemanha) fez a primeira tese relacionando a perda do fluxo menstrual e alguns sintomas nas mulheres. Entretanto, o primeiro livro de orientação e recomendação aos pacientes surgiu na França e foi escrito em 1816 por Gardanne, mèdico ginecologista que também definiu o termo menopausa. Desde esse momento a ciência entende ser este um período de transição na vida da mulher, com diversas manifestações, que são individuais, com sintomas variáveis e vem tentando decifrar os seus componentes, para propor medidas adequadas de controle. Entre elas considera-se de fundamental importância a informação ao paciente, para entender e participar da decisão sobre o seu tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas