Fibromialgia: Que doença é essa?

Fibromialgia, na verdade é considerada uma síndrome e não uma doença, pois apresenta apenas sintomas, ou seja, manifestações que apenas o paciente sente, porém não podem  ser percebidas por outras pessoas.
Podemos defini-la como a presença de dores por todo o corpo, com menos três meses de duração e a presença de pontos dolorosos.
É a segunda síndrome reumática mais comum, perde apenas para a artrose. Atinge até 5% da população mundial, sendo que, no Brasil a sua prevalência é de 2,5%. Afeta mais as mulheres, numa proporção de 8 mulheres para cada homem. Os sintomas começam geralmente entre 25 e 65 anos, com uma idade média de 49 anos. Existe um maior risco de desenvolver fibromialgia entre familiares, podendo também afetar crianças, com o início dos sintomas em torno dos 12 anos de idade.
Além das dores, os pacientes relatam ter insônia ou sono não reparador, acordando como se não tivesse dormido, como se tivesse sido “atropelado”. Referem que as dores pioram quando ficam nervosos, e freqüentemente queixam-se de dores de cabeça e indisposição para tarefas que faziam sem nenhuma dificuldade.
Alguns estudos demonstraram que pessoas com fibromialgia tem  maior incidência de distúrbios de sono e alterações químicas no cérebro, como a diminuição da serotonina, considerada a substância do bem-estar, e de outras substâncias como o hormônio do crescimento e as endorfinas, entre outras.
Acredita-se que  a deficiência destas substâncias, provoca uma interpretação exagerada do estímulo doloroso pelo cérebro, fazendo com que o fibromiálgico sinta as dores com intensidade maior do que detectem a fibromialgia, sendo o seu diagnóstico baseado apenas nas queixas dos pacientes e um exame físico bem detalhado.
O tratamento baseia-se na utilização de algumas medicações do grupo dos antidepressivos, dos analgésicos e dos relaxantes musculares, além disso,  é importante o condicionamento físico aeróbico e exercícios de alongamento.
É interessante também, ressaltar a importância do acompanhamento psicológico dos  pacientes com fibromialgia, pois alterações emocionais e do humor podem levar a piora do quadro clinico. Devemos sempre lembrar que os pacientes com fibromialgia precisam procurar auxilio profissional especializados, pois, embora não promova risco de morte ou deformidades, é uma síndrome que compromete drasticamente a qualidade de vida, seja do portador, e/ ou da sua família.


Dr. Renato Pereira Dias


Comentários

Postagens mais visitadas