Pediatras não sabem prevenir doenças do Coração.


Estudo aponta desconhecimento das condutas estabelecidas para evitar obstrução de artérias já na infância

Entupimento precoce:

1-      A placa de gordura começa a se formar na infância. No início, ela é apenas um risco na parede do vaso e não dá sintomas.
2-      Sem controle a placa cresce ao longo dos anos até obstruir os vasos. O resultado pode ser um infarto

O que os especialistas deveriam saber?

O exame para medir a taxa de colesterol deve ser feito a partir dos 10 anos

Se o nível de colesterol total for maior que 150 mg/dl e menor do que 170 mg/ dl a criança deve mudar hábitos (dieta, exercícios) e repetir o exame a cada ano

Taxas acima de 170 mg/dl pedem exames mais detalhados

A pressão arterial deve ser avaliada anualmente  a partir dos 3 anos

Apenas um terço dos pediatras de São Paulo sabem como prevenir a formação das placas de gorduras nas artérias das crianças. O problema leva a doenças cardiovasculares no futuro.
O dado é de uma pesquisa do instituto do coração, em São Paulo, que buscou avaliar o grau de conhecimento da diretriz  para a prevenção da aterosclerose na infância.
O documento estabelece condutas como dosagem de colesterol a partir dos dez anos e medida da pressão arterial a partir dos três.
O estudo entrevistou 370 especialistas que atuam na rede pública e em consultórios particulares. Eles responderam a um questionário sobre a diretriz e deram informações  sobre tempo de formação, atuação em áreas acadêmica, entre outras.
Dos pediatras entrevistados, 65% afirmaram não ter conhecimento prévio da diretriz. Apenas 136 ( 36,7%)alcançaram o valor estipulado como nota de corte-70% de respostas corretas.
“esperávamos  encontrar desconhecimento, mas não tanto”, diz a biomédica Adriana Gorsso, uma das autoras. Pediatras mais novos, aqueles que atuam na rede pública e os ligados ao meio acadêmico tiveram melhor desempenho.
A diretriz foi publicada em 2005 e deveria ser uma referência para estabelecer estratégicas de prevenção da areterosclerose. “o problema deixa de ser detectado e não se faz a prevenção”, diz Gorsso.
Estudos mostram que a formação de placas de gorduras na parede das artérias começa ainda na infância e é influenciada por fatores como colesterol alto, má alimentação, sedentarismo e hipertensão arterial.
Dados brasileiros mostram a dimensão do problema. Na região metropolitana do rio de janeiro, 68,4% das crianças entre cinco e nove anos têm taxas de gorduras alteradas, diz um estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas