Óleo de cozinha - Vira Sabão Ecológico!

Você sabia que  podemos fazer parte da  solução do meio ambiente através da simples doação do óleo de cozinha utilizado em sua casa? É isto mesmo! O óleo de cozinha usado passa por um processo de reciclagem em usinas e é transformado em um produto eco eficiente, o sabão ecológico. Esse produto é vendido nas casas, escolas, empresas e agentes multiplicadores parceiros de entidades, contribuindo para a garantia da sustentabilidade das equipes e da usina.
Ao doar o óleo de cozinha, é possível ampliar as ações de sustentabilidade nas grandes cidades. E isto só pode ser alcançado com o equilíbrio de três  práticas distintas: a preservação do meio ambiente, o consumo consciente e o incentivo á inclusão social. Com a coleta seletiva do óleo de cozinha você contribui para que esse material não contamine os rios de sua região. O material recolhido é transformado num produto eco eficiente, o sabão ecológico, manufaturado em uma usina de reciclagem própria, gerando emprego para jovens.
Dessa forma, você se torna um consumidor consciente. Alguém que se preocupa com o destino que os produtos industrializados terão após o consumo. Todos gostariam  de saber  que o lixo, além de não poluir o meio ambiente, pode ser utilizado para gerar trabalho e renda para muita gente!

Conheça o processo de transformação do óleo em sabão ecológico:

O óleo de fritura que chega das doações é armazenado em containers. A quantidade utilizada na produção do sabão passa por um processo de filtragem para que sejam removidas as impurezas, depois é aquecido a uma temperatura, o óleo vai para um misturador, onde passa por mais  uma filtragem. Então são incorporados ao óleo, a soda cáustica e outros ingredientes que lhe dão um novo aspecto. O sabão pronto é acondicionado em caixas onde aguardará a secagem completa até seguir até seguir á primeira etapa de corte, onde é dividido em barras, que posteriormente serão frisadas e cortadas em pedaços de 200 gramas. Passada esta etapa são feitos acertos finais no produto, que é embalado e vendido em pacotes de 400 gramas ou 1 kg.

Fonte: instituto triângulo-organização de sociedade civil de interesse público

Comentários

Postagens mais visitadas