Superação


36 ANOS NA UTI

ELIANA ZAGUI, 38, ESTÁ INTERNADA NO HC DESDE OS DOIS ANOS, QUANDO TEVE PARALISIA INFANTIL; ELA LANÇOU EM 10 DE ABRIL SEU LIVRO DE MEMÓRIAS, ESCRITO COM A BOCA.

Na cama, a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar, e digitar.
No dia 10, último, lançou (só para convidados), seu primeiro livro intitulado PULMÃO DE AÇO – Uma vida no maior hospital do Brasil. (Belaletra editora).

No livro, ela relata que flertou com o suicídio. “Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traquéia com a boca, cortar ou furar o pescoço.” E encerra com humor.
“descobrimos que até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém.”
Eliana diz que, volta e meia, essas idéias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar suas angústias nas sessões semanais de análise.

Em dezembro último, pela primeira vez em 36 anos, passou o natal do HC, na casa de amigos. Foi de maca e com respirador artificial portátil. “Foi uma experiência ótima indescritível.” Quanto ao livro, Eliana diz esperar que ele ajude “aqueles que não querem nada com a vida”. “É claro que cada um tem as suas dores. A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua maior que a minha. Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida.”

PULMÃO DE AÇO
AUTORA ELIANA ZAGUI
PREÇO R$ 36
PÁGINAS 240
EDITORA BELALETRA

LEIA UM TRECHO:

O ABRAÇO
“Adalberto (enfermeiro da UTI) foi protagonista de uma das minhas histórias mais marcantes. Eu tinha apenas oito anos e chorava desesperadamente.
Ele entrou no quarto e perguntou o que estava acontecendo. Eu não sabia explicar. Solidão, tristeza, falta de carinho, dor. Tudo junto. Tentou me consolar, mas eu chorava cada vez mais. Adalberto então enfiou um dos braços por trás das minhas costas, me ergueu um pouquinho e me enlaçou com força. Foi uma sensação maravilhosa. Jamais havia ganhado um abraço. Até hoje, nem mesmo meus pais jamais me abraçaram.”


FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Comentários

Postagens mais visitadas