Balança certa

COMPRA

Prefira modelos testados pelo Inmetro. No site do Ipem há uma lista de fabricantes com produtos testados.
(www.ipem.sp.gov.br/3emp/fabrica.asp?vpro=bal). Procure o selo do Inmetro na embalagem.

DIGITAL OU DE PONTEIROS:

Quando bem reguladas, as duas balanças são precisas. A digital usa sensores e a de ponteiros é a mecânica, geralmente mede a partir de alavancas. A principal diferença em favor da balança digital é que essa dá gramas.

ONDE DEIXAR:

O banheiro não é o melhor lugar para deixar a balança. A umidade pode danificar a estrutura interna. Procure um local nivelado e deixe no chão sem tapetes – um desnível pode alterar o resultado da medição.

CALIBRAGEM:

Um saco de arroz de 5 kg ajuda a ver se a balança está ok. Se você quer mais precisão, pode usar pesos-padrão no teste. Se houver diferença, busque a assistência técnica. O Ipem pode verificar modelos com selo do Inmetro.

ONDE PISAR:

Balanças mais moderna têm sensores espalhados: não importa onde você pisa, dá o mesmo resultado. Mas alguns tipos ainda dão diferença se a pessoa pisar nos cantos. Na dúvida, fique no meio da plataforma.

TAXA DE GORDURA:

Desconfie de balanças que medem a porcentagem de gordura. Elas funcionam a partir de uma corrente elétrica que passa de um pé a outro. O resultado não é fiel: há uma interferência da água ingerida e a medição considera só parte do corpo.


FONTE: REVISTA EQUILÍBRIO
               FOLHA DE SÃO PAULO

Comentários

Postagens mais visitadas