Conservação de alimentos


NO CASO DE VÁRIOS ALIMENTOS, GELADEIRA NÃO É A ÚNICA NEM A MELHOR OPÇÃO DE CONSERVAÇÃO.

Esta é a tese da designer coreana Jihyun Ryou, que estuda métodos de conservação de alimentos mantidos por comunidades agrícolas.
Radicada na Holanda, Ryou desenvolve produtos que tentam rivalizar com o refrigerador.
Periodicamente, Ryou compartilha novidades da sua pesquisa no site WWW.savefoodfromthefridge.com.br.

TÉCNICAS ANTIGAS DE COSNERVAÇÃO

A dona de casa paulistana Vera Barreto, 51, é prática:
“Tudo que não for banana ou enlatado vai para a geladeira”.
Para a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium Healthy Food, as técnicas de conservação antigas funcionam melhor com orgânicos.
Ovos, por exemplo, não devem ser mantidos na porta da geladeira. “Quem vê um porta-ovos pensa que deve colocar a parte mais redonda dos ovos para cima, quando é o contrário. Deixá-los nessa posição pode romper a película que protege a clara da gema, o que prejudica a conservação e até o gosto”.
Guardado na geladeira, um ovo pode durar até 60 dias. Fora ele só dura 15, mas fica mais fresco. O ovo fresco tem um conteúdo firme, a gema é inteira, a clara é compacta e não se espalha. Quanto mais líquido o aspecto da clara, mais velho ele está.
Dentro da geladeira, o ideal é manter alimentos crus, como frutas e verduras, na gaveta inferior: refogados, nas prateleiras do centro e cozidos na prateleira superior, mais próxima da fonte de refrigeração. Deixe para lavar alimentos só na hora do consumo para não retirar a película de proteção da casca. Se compradas maduras, frutas e verduras duram cerca de três dias. Já as verdes podem durar até uma semana e meia.


FONTE: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO/ EQUILÍBRIO

Comentários

Postagens mais visitadas