Ciência /Saúde

ESTUDO REVELA MECANISMO QUE FAZ CÂNCER SE ESPALHAR

‘Minicélulas’ carregam substâncias que estimulam novos tumores no corpo

Uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros do Hospital A.C.Camargo (SP), pode ter dado um passo importante para bloquear o insidioso processo por meio do qual o câncer se espalha pelo organismo.
Eles mostraram que uma espécie de bolha microscópica, que lembra uma “minicélula”, é capaz de carregar as sementes de um novo tumor para partes distantes do corpo, preparando essas áreas para recebera doença.
Se for possível bloquear a ação dessas “bolhas”, os médicos teriam em mãos uma defesa importante contra a metástase, como é conhecido o espalhamento do câncer pelo organismo do doente.
A quantidade e o conteúdo das “minicélulas” também poderiam trazer pistas importantes sobre a gravidade de determinado câncer e sobre a resistência do tumor a medicamentos.
A equipe de cientistas, coordenada por David Lyden, da Faculdade Médica Weill Cornell, em Nova York, identificou sinais intrigantes do papel das “bolhas” – conhecidas tecnicamente como exassomos – num câncer que costuma afetar a pele, o melanoma.
Os termos gregos que formam a palavra “exossomo” podem ser traduzidos como “um corpo que sai” da célula, como uma espécie de mensageiro, de acordo com o que pesquisas recentes mostram.
Os exossomos se formam no interior das células e apresentam uma membrana composta por uma camada dupla de gordura – exatamente como a membrana das células “verdadeira”.
Em seu interior, podem carregar vários tipos de molécula, inclusive material genético. Atravessam com facilidade a membrana das células e levam essa carga para outras células.
O problema é que essa sinalização pode ser facilmente usada para o mal. Em pessoas com melanoma, por exemplo, os exossomos produzidos carregam uma quantidade maior de proteínas ligadas ao câncer quando o tumor da pessoa é mais grave.
Quando injetadas em camundongos junto com células tumorais, as “minicélulas” facilitaram a formação de tumores, carregando substâncias que ajudam a recrutar células formadoras de vasos sanguíneos.
É que os cientistas apelidam de “criação de nicho” para o tumor: um local cheio de nutrientes trazidos pelos vasos para que o vilão possa crescer. E os vasos também ficam mais permeáveis – o que facilitaria a penetração das células tumorais. O desafio agora, é aprender a bloquear o processo.

FONTE JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
JULHO DE 2012

Comentários

Postagens mais visitadas