Libido na Terceira Idade

Na mulher, o desejo com o tempo de relacionamento se faz de modo responsivo(tato) e menos espontâneo (Falta), daí   a necessidade maior nessa fase de vida de se desenvolver a intimidade e o jogo erótico para que a libido ‘acorde’.
            O desejo ou apetite sexual (sinônimo de libido) é de pendendo de fatores endócrinos (neuro-hormonais) e/ou psicológico(pensamentos e sentimentos). Com relação ao tipo de estimulo sensorial mais efetivo na produção do desejo, de uma forma genérica, as mulheres tendem a apreciar mais os estímulos auditivos e táteis ,em quanto os homens preferem os visuais.Transcendendo essa constatação, chegamos ao particular, onde cada pessoa deverá descobrir qual é o seu canal sensorial mais aguçado na captação dos estímulos sexuais.
            Com relação à função sexual, o que muda na mulher com o envelhecimento é o tipo da resposta sexual, que se toma mais lenta e menos  intensa, mas nem por isso menos prazerosa ou satisfatória.O principal fator da senescência sexual é a freqüência sexual baixa ou nula. A Constancia de atividade sexual na mulher madura raterda os efeitos do envelhecimento sobre os órgãos genitais. Algumas mulheres com o avançar da idade, vão apresentar redução do desejo  e da freqüência do sexo e isso significa uma disfunção sexual.Em alguns casos, a mulher apresenta diminuição da função sexual por causa de doenças ou declínio no interesse do parceiro.Em qualquer caso de dificuldade de desejo sexual deve-se buscar resolução com medicação e/ou psicoterapia.
            Por fim, sempre é bom saber que entre os estímulos sensoriais, deve-se enfatizar o com-tato .Estar em contato com o tato é mais importante do que a erotização, que vem em conseqüência deste. Importante em qualquer etapa da vida, na terceira idade o tato é fundamental na satisfação sexual.

FONTE: INFORMATIVO  CAMA MESA & VIDA, Nº3 MAIO /2012

Comentários

Postagens mais visitadas