Os tabus que ainda amaram o teste de HIV

A doença é séria e, apesar dos avanços recentes, permanece ligada a preconceitos. 
O exame é fácil, rápido e indolor, mas quase ninguém faz. Entenda as barreiras a essa arma decisiva no controle a AIDS

" PESTE GAY JÁ APAVORA SÃO PAULO" . Essa foi a manchete  do jornal Notícias Populares do dia 12 de junho de 1983, uma ano marcado pela exploração causada pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV. “O grau desinformação era tão grande que surgiram diversos mitos acerca da síndrome, um dos mais corriqueiros, evocado pela matéria do extinto periódico paulista, é que a nova epidemia era restrita a homossexuais.” "Naquela época, receber o diagnóstico parecia assinar uma sentença de morte".

Passados 30 anos, diversos preconceitos ainda persistem e atrapalham os esforços que visam flagrar o HIV
o mais cedo possível.Dados do Ministério da Saúde calculam que, atualmente, 530 mil brasileiros são soropositivo. Desses, 135 mil nunca realizaram um teste e, portanto, não sabem que são infectados, e a AIDS leva uma média de SEIS a SETE  anos para dar sintomas. 


Onde eu posso fazer o exame.

Os testes ANTI-HIV estão disponíveis no SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE e nos Centros ade Testagem e Aconselhamento de todo país. Esses locais disponibilizam em serviço psicológico tanto antes quanto depois do diagnóstico.
"O apoio de psicólogos e assistentes sociais é essencial, principalmente para passar informações corretas e confiáveis sobre a doença", afirma CAIO ROSENTHAL. 
Para saber o posto mais perto da sua casa, acesse o site do MINISTÉRIO DA SAÚDE  ou ligue para 156.


Comentários

Postagens mais visitadas