Tiróide

Tireoide é uma glândula que controla todo o nosso metabolismo. Saiba mais sobre a influência dela no seu corpo!

A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e produz dois hormônio ( o T3 e o T4 ) que atuam em todo o corpo.
``são os que controlam todo o metabolismo: influencia a freqüência cardíaca, o gasto energético, a disposição durante o dia, o sono e ainda interagem com o demais hormônio.

Funcionando  a todo vapor  

O hipertireoidismo vem do aumento da secreção dos hormônios da tireoide, que passa a trabalhar em ritmo mais acelerado do que o normal. Dependendo do grau, pode se instalar de forma silenciosa, sem desperta um mal-estar específico ou gerando sintomas que dificultam sua identificação. Alguns exemplos: ``pode causar irritabilidade, agitação, instabilidade emocional, intolerância ao calor, sudorese, tremores, palpitações, fadiga, perda de peso (apesar do aumento do apetite), diarreia, diminuição da libido, alterações menstruais, fraqueza muscular´´. Se a situação se complicar, podem ocorrer taquicardia, insuficiência cardíaca e arritmia.
Assim como os sinais que denunciam sua presença, as causas do hipertireoidismo também são variadas, `` mais geralmente ocorre pela presença dos anticorpos que estimulam a tireoide; de um tumor um de nódulos que, devido a mutações genéticas, agem de forma independente, produzindo hormônio em excesso; ou ainda de iodo demais no organismo.´´ descreve a endocrinologista 


Em forma de escudo  

Esse é o significado  da palavra em grego. Localizada no pescoço, em volta da traqueia, a glândula tem aparência de uma borboleta de cerca de 5 cm. Em parceria com a hipófise (outra glândula, mas que fica no cérebro), é responsável pela produção de hormônios que atuam no metabolismo de todas as células do corpo.

HIPOTIREOIDISMO                                                     HIPERTIREOIDISMO
Sintomas mais comuns:                                        Sintomas mias comum:
                                                                                                                      
*Palidez                                                                       *Perda de apetite
*Depressão                                                                 *Perda de peso
*Fraqueza e cansaço                                                 *Nervosismo,ansiedade e inquietação 
*Intolerância ao frio                                                  *Intolerância ao calor     
*Dor muscular e nas articulações                           *Sudorese aumentada
*Unhas fracas e quebradiças                                  *Fadiga e cãibras musculares
*Queda anormal de cabelo                                     *Evacuações freqüentes 
*Irregularidade menstrual                                      *Irregularidade menstrual 
*Prisão de ventre                                                     *Taquicardia  
*Ganho de peso 

Os sinais de que o distúrbio se instalou no organismo são discreto-motivos que, inclusive, atrasa seu diagnóstico. Como os principais sintomas são cansaço e desânimo, muita gente credita isso a condições de estresse do dia a dia. ``deve-se redobrar a atenção quando fadiga, dificuldade de concentração, de pressão, dor nas articulações, câimbras, déficit de memória, queda de cabelo, ganho de peso ( com diminuição do apetite), distúrbios menstruais, pele seca, constipação, voz rouca se tornarem freqüente, alerta e endocrinologista. ``em crianças. O hipotireoidismo pode levar ao retardo mental se não tratado, conta o cardiologista Edmar Santo.

Diagnóstico: medidas e exames para detectar as disfunções de glândulas 


Detectando a doença!
Ficar sempre atento aos sinais que o corpo dá é fundamental para evitar problemas graves. Não é diferente com a tireoide, que necessita de avaliação constante, mesmo sem que haja sintomas. Conheça os exames necessários que podem detectar problemas com hipo e hipertireoidismo.

Diagnóstico clínico: qualquer exame de laboratório não dispensa o exame físico e a análise do histórico de saúde do paciente. O médico especialista, no caso, o endocrinologista, investigará a presença de sintomas que possam indicar alguma disfunção na tireoide e poderá pedir exames de sangue e complementares para confirmar o diagnóstico do paciente.

Dosagem de TSH: como os problemas na glândula costumam atingir principalmente as mulheres, em consultas de rotina o ginecologista geralmente pede a dosagem do TSH juntamente com outros exames que devem ser realizados anualmente, como a verificação das taxas de colesterol e o papanicolau. Homens podem realizar o teste a cada três anos, se não houver indicação diferente do médico. É realizado a partir de exame de sangue simples. O nível de TSH pode indicar hipertireoidismo e o nível alto, hipotireoidismo. O TSH é o hormônio estimulante da tireoide. O médico também pode solicitar a dosagem de T3 e T4 total e T3 e T4 livre.

Dosagem de anticorpos tireoidianos: a tireoidite de Hashimoto e a doença de graves, por exemplo, são doenças autoimunes e podem ser detectadas por meio desse exame.

Ultrassom da tireoide: revela a presença de nódulos tireoidianos, principalmente os não palpáveis, identificando seu tamanho e a localização dentro da glândula.

Punção aspirativa com agulha fina ( PAAF ): quando existem os nódulos da tireoide, é necessário verificar a malignidade, ou seja, se abrigam ou não um câncer. A PAAF é os principais exames para revelar se um determinado nódulo é perigoso  quando ele é benigno, não necessita de tratamento.
No exame, uma agulha fina é inserida na glândula para aspirar a células do nódulo, que são analisadas em laboratório. Os resultados podem ser benignos ( os nódulos não apresentam perigo), malignos (são resultados de tumores) ou suspeitos. Tantos em resultados malignos quanto em suspeitos pode ser indicado cirurgias. Cada caso será avaliados pelo endocrinologista.

 Tomografia computadorizada e ressonância magnética: são exames de diagnóstico por imagem, em que o computador processa as informações recolhidas durante o exame. São úteis para verificar a possível invasão do tumor para outra parte do corpo além da tireoide.

O autoexame 

Em casa mesmo. Também é possível verificar se a tireoide está isenta de problemas.

1)em frente ao espelho, observe a glândula inclinando a cabeça para trás, para que a região fique mais exposta.

2) beba um copo de água- o ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça.

3) nesse momento, observe se há caroços ou saliências na glândulas. Se encontrar, procure um endocrinologista.


A importância do autoexame

A sua vida pode ser salva pelo simples apalpar da sua garganta. Os nódulos podem ser sentidos facilmente. Caso encontre algum, entre em contato com o seu endocrinologista.













Comentários

Postagens mais visitadas