A VITAMINA D É PODEROSA


Apesar de pouco lembrada quando o assunto é vitamina, a vitamina D é uma das mais importantes e é a que as pessoas mais têm carência. A pergunta que sempre aparece é: como identificar a falta dela?
A resposta não é muito simples, já que o nosso corpo não apresenta nenhum sintoma aparente e vamos perceber a falta dela apenas com exames específicos solicitados pelos médicos.
Segundo a Dra. Denise Gloria da Costa, a vitamina D está entre as que mais a população brasileira apresenta carência. Dentro do perfil levantado, 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres, entre 19 e 59 anos, possuem níveis insuficientes de vitamina E, A, D e C, além de cálcio e magnésio no organismo.

Onde encontrar essas vitaminas?

Aproximadamente 90% da quantidade de vitamina D necessária ao organismo humano provêm da exposição ao sol, sua principal fonte. Ainda assim, ela pode ser encontrada também em alguns alimentos, como salmão, bacalhau, leite e gema do ovo. Até mesmo o alimento com as maiores quantidades da substância, como o salmão, conta com apenas cerca de 7% das necessidades diárias de vitamina D em uma porção de 100 gramas.

Hora de repor!

Quando são identificados os problemas com a vitamina D, como a osteoporose ou a perda de massa óssea, já não há como reverter o quadro, mas amenizá-lo, repondo o que faltou. Isso é feito com uma suplementação balanceada - muitas vezes manipulada - e indicação de exposição ao sol.

Exposição ao Sol

Aqui entramos em uma polêmica, afinal somos orientados o tempo inteiro sobre os perigos do sol e como devemos nos proteger, e segundo os dermatologistas, o protetor solar bloqueia a absorção dos raios solares. Porém, o sol é fundamental para ativar a produção da vitamina D na pele, quando há exposição direta à luz solar. "No Brasil temos sol o ano inteiro. Mesmo com intensidade menor no inverno, existe radiação ultravioleta todos os dias."
Levando isso em consideração, procure se expor ao sol ou a claridade (no inverno) de 6 a 15 minutos diários, tempo suficiente para a produção da vitamina. "As pessoas no dia a dia passam normalmente filtro solar apenas na face e colo, deixando os braços e pernas exposto. Diariamente, o simples fato de sair do trabalho e ir à rua para almoçar já é suficiente para a exposição solar necessária diária."
Mesmo assim, especialistas recomendam atenção à exposição solar inadequada e exagerada, pois o câncer de pele no Brasil já é o maior em número de casos. Então a dica é: Proteja-se do sol! Respeite os horários e tempo indicados para a exposição solar pelo seu médico.

Comentários

Postagens mais visitadas