QUAL LEITE ESCOLHER?



O leite de vaca é o tipo de leite mais acessível e mais consumido no Brasil. Porém, existem outras alternativas.

Leite de vaca: um copo de 200 ml de leite integral (que contém toda a sua gordura original) tem 7,8% de gordura e 132 calorias. O conteúdo de cálcio (236 mg  em uma porção) é levemente menor do que nos leites mais magros.

Leite de cabra: com um pouco menos de lactose do que o leite de vaca, o leite de cabra contém mais vitamina A, B6 e niacina, além de cálcio, potássio, cobre e selênio.
O leite integral tem quase a mesma quantidade de gordura do que o de vaca.

Leite de ovelha: mais raro no Brasil do que o leite de cabra ou de vaca, o leite de ovelha é rico em proteínas, gordura e sais minerais. É mais fácil de encontrar sob a forma de queijo

Leite de soja: como não contém lactose ou caseína, é uma opção para as pessoas que têm intolerância à lactose, 200 ml de leite de soja contêm quase 06 gramas de proteínas, 4,8 gramas de gordura, nenhum colesterol e 86 calorias. Não é uma fonte de cálcio nem de vitamina B12, porém há marcas enriquecidas com cálcio no mercado.

Leite de arroz: boa opção para pessoas que tem alergia ou intolerância à lactose. É um bom substituto do leite de vaca desnatado ou do semidesnatado.

Leite de aveia: é desprovido de lactose e colesterol e tem pouca gordura. O mercado oferece marcas com cálcio e vitamina D.

Leite de amêndoas: tem pouca gordura saturada e açúcar e não tem lactose.


Obs.: o leite é ideal para as crianças, fornecendo proteínas, carboidratos e micronutrientes - especialmente o cálcio, que ajuda a manter os ossos fortes.


Comentários

Postagens mais visitadas