OS VEGETAIS ESTÃO PERDENDO SEUS NUTRIENTES

Uma alimentação mais saudável inclui frutas, verduras e legumes. É uma mudança de hábito que traz   melhoras visíveis, como mais energia e disposição, intestino regulado, além de todos os benefícios das vitaminas e nutrientes presentes nesses alimentos. No entanto é possível que você esteja jogando fora grande parte dos nutrientes por não preparar os alimentos da melhor forma. Muita água, temperatura alta e cozimento longo demais podem eliminar muitas das vitaminas, antioxidantes e outras substâncias que fazem bem. 
Uma forma de driblar essa perda de nutrientes é preferir o método de cozimento no vapor. Outra dica importante é cozinhar os vegetais com casca, pois esta serve como protetora dos nutrientes. Isso vale para a batata e a cenoura, por exemplo. Mas, se cozinhar os vegetais na água, guarde o líquido para o preparo das sopas e caldos, pois grande parte dos nutrientes fica presente ali e pode ser reaproveitada. 
A má notícia é que alguns são sensíveis ao calor e se perdem mesmo no vapor. É o caso das vitaminas A, C, B-1, B-2 e do ácido fólico, presentes nas folhas verdes. Já a vitamina k é super-resistente e se mantém nessas folhas verdes, como couve, espinafre, acelga, além de verduras, como o brócolis.
É por esse motivo que a alimentação crudívora, baseada apenas em alimentos crus, ganha cada vez mais adeptos. Também chamada de alimentação viva, o cardápio desse tipo de dieta é focado em sementes, frutas, vegetais e grãos - sempre crus. A experiência costuma surpreender os interessados. Para quem ficou curiosa, restaurantes especializados em alimentação crua são cada vez mais comuns no Brasil 



Comentários

Postagens mais visitadas