ALIMENTE-SE CONTRA O CANSAÇO


Nem sempre um pit stop na rotina ou uma boa noite de sono dão conta de recarregar as energias. É hora, portanto, de somar outros hábitos, como aqueles que temos a mesa. Acredite: dependendo de como anda a alimentação, o corpo pede arrego. Conheça as sacadas e os ingredientes que turbinam a disposição.

Não há dúvidas de que a principal forma de manter o pique para encarar o corre-corre da rotina é garantir um sono de qualidade.  Por isso, medidas como evitar o celular e o excesso de fontes luminosas na hora do repouso entram na linha de frente da batalha contra o cansaço. Mas, para vencer de vez o inimigo, é preciso alguns outros hábitos por trás da leseira que atinge a maioria da população - uma pesquisa recente do Ibope apontou que 98% dos brasileiros entrevistados se sintam esgotados. Junto com outros fatores, a alimentação possui papel fundamental para manter nosso nível de energia elevado, afirma a nutricionista Maria Fernanda Naufel, da Universidade Estadual de São Paulo. De maneira geral dietas monótonas restritivas ou extremamente pesada patrocinam a sensação de fadiga. "Não variar os alimentos causa deficiência nutricionais importantes, principalmente de vitaminas e minerais. Justifica a nutricionista. Já fechar a boca drasticamente, avisa a especialista, compromete a função mais básicas do organismo. No outro lado da balança comer sem pudor promove o ganho do peso. E isso prejudica a ação dos hormônios envolvidos na geração de energia, esclarece Amanda.

Portanto, não é exagero buscar estratégias a mesa para renovar o combustível físico e mental. Se a moleza for incontrolável, claro que vale procurar um especialista - até porque, as vezes, a indisposição extrema é sinal de condições mais sérias. Deve-se investigar a possibilidade de anemia, hipotireoidismo, depressão, apneia do sono...até a menopausa pode levar um cansaço danado informa a médica Cíntia Cercado, (SBem).

Recado dado, vamos destrinchar os hábito….

*NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ
*NÃO EXAGERE NAS REFEIÇÕES 
*MANEIRE NAS FONTES DE SAL E PROTEÍNAS
*FUJA DO JUNK FOOD
*CAPRICHE NOS VEGETAIS 
*INVISTA NOS PROBIÓTICOS 
*NADA DE DIETAS RADICAIS 
*CARBOIDRATO É IMPORTANTE SIM 
*TOME CAFÉ COM INTELIGÊNCIA 
*BEBA MAIS ÁGUA 
*FOCO NOS MICRONUTRIENTES

Como convidar reino vegetal a rotina:

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de cinco porções de vegetais ao dia. 
*ingerir três porções de frutas. Quando der, mantenha a casca que concentra fibras 
*duas porções são de legumes e verduras. Sempre varie para ter acesso a nutrientes diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas