PREVENIR É PRECISO

OSTEOPOROSE

*Banho solar: tome sol pelo menos 15 minutos ao dia, sem protetor, entre 10 e 16 horas. Fora dos horários de pico do calor, aumente o tempo de exposição para 20 minutos esse hábito é decisivo para obter a vitamina D.

*Dá-lhe Lácteos: o ser humano precisa, em média, de 1 grama de cálcio diariamente. E não há melhor fonte do que o leite e seus derivados - prefira as versões com menos gordura para não prejudicar o peso e o coração 

*Suor na camisa: o sedentarismo favorece a perda óssea. Entre os exercícios mais recomendados estão caminhada, corrida, pilates, bike e ginástica. Se houver contraindicação, dá pra jogar vôlei, futebol, basquete….

*Xô fumaça está provado: nicotina prejudica os ossos. Tanto é que uma em cada oito fraturas de quadril em mulheres está relacionada ao tabagismo. Álcool demais também está ligado a uma ossatura frágil.


*O checkup: mulheres a partir dos 65 e homens depois dos 70 devem fazer densitometria óssea uma vez ao ano. Esse é o principal exame para detectar os ossos estão porosos e de quebra acusar se há perda expressiva de massa muscular. 











Comentários

Postagens mais visitadas