FRUTOSE

A frutose é derivada do açúcar das frutas, da sacarose e do xarope de milho, que contém frutose concentrada. Entretanto, esse xarope com alta concentração de frutose e sabor muito doce, bastante utilizado pela indústria alimentícia, pode não ser composto somente de frutose, mas de uma combinação quase em partes iguais de glicose e frutose. 
A indústria passou a adicionar cada vez mais frutose, por ser 70% mais doce que a sacarose, assim pode-se usar uma menor quantidade com a mesma doçura final. Além disso, a frutose é mais estável em solução líquida, como os refrigerantes, justificando seu uso disseminado nestes. 
Outro fator do aumento ao consumo de frutose é o hábito disseminado de utilizar o suco de frutas concentrado apenas, ao invés de manter as fibras presentes na fruta, estas reduzem a absorção da frutose. Hoje  se sabe que liquidificar uma fruta deixando a totalidade de seus componentes seria bem melhor que centrifugar uma fruta, separando a água e a frutose do restante de sua composição. Se uma pessoa consome a frutose contida em frutas e vegetais, não há problemas, uma vez que esses alimentos contêm vitaminas, minerais e fibras que irão reduzir a absorção de frutose ou, pelo menos, torná-la mais saudável. Antigamente as pessoas consumiam 16 a 20 gramas de frutose por dia, em grande parte pelo consumo de frutas frescas. A ocidentalização da alimentação resultou em aumento significativo na frutose adicionada á dieta, conduzindo ao consumo diário de 85 a 100 gramas por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas