TIPOS DE IOGURTE


Atualmente, é possível encontrar inúmeras opções de iogurte nas geladeiras dos supermercados então, é importante conhecer cada uma delas. A dica é evitar os produtos com acréscimo de açúcar e corantes. 


NATURAL: Não apresenta aditivo químicos como corantes, açúcar e aromatizante. Por esta razão, é considerado mais saudável. Sua consistência costuma ser mais firme, e seu sabor, mais azedo. Quem gosta de um toque doce pode acrescentar mel, frutas e geleia. Ele é indicado para quem não tem problema com peso nem restrição alimentares. 


DESNATADO: Tem menor teor de gordura (o máximo são 0,5 g a cada 100g do produto) e, consequentemente, menor valor calórico. Por isso, é um ótimo aliado de quem quer perder peso e de pessoas com colesterol alto.


SEMIDESNATADO: Também é conhecido como parcialmente desnatado. Suas gorduras totais não devem ultrapassar os 2;9 g a cada 100g. Também é recomendado para os indivíduos que precisam ingerir menos gordura na dieta.


LIGHT: Geralmente, a redução é feita no percentual de gordura (alguns chegam a ter 0%), mas contém açúcar. Entretanto, a quantidade de calorias costuma ser baixa. Por esse motivo, é indicado para quem precisa emagrecer. 


DIET: Leva adoçantes artificiais, o que o torna permitido para as diabéticas.


SEM LACTOSE: Como o próprio nome diz, ele não possui lactose ou a quantidade é bem pequena. Esta é a versão liberada para intolerantes ou para quem sofre com sintomas de inchaço e formação de gases. Mas fique de olho, pois a indústria pode colocar um pouco mais de gordura para deixar um sabor mais gostoso. Por isso é importante ler as informação nutricional do rótulo para saber o que está consumindo, alerta Natasha Barros, nutricionista esportiva, de São Paulo.


À BASE DE SOJA: Em vez de leite de vaca, este iogurte é feito com leite de soja. Ele é menos cremoso do que os outros. Tanto os veganos podem consumi-lo.


ENRIQUECIDO: Ele ganha a adição de nutriente que não estão na composição ou potencializam um já existente. Entre as substâncias, podem estar o cálcio, que fortalece os ossos, o colágeno, que combate o envelhecimento, as fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor e dão saciedade, e os probióticos, que ajudam na digestão e no fortalecimento da imunidade.



GREGO:  A cremosidade é o que mais atrai os consumidores. Ele costuma ter grande qualidade de proteína. Aqui no Brasil, infelizmente, para conseguir a textura cremosa, algumas versões sofrem a adição de creme de leite e leite integral, o que aumenta a quantidade de gordura. Então, fique de olho e prefira as versões mais magras. Quem não tem, problema com a balança pode ingerir sem peso na consciência.

Comentários

Postagens mais visitadas