MEL


BENEFÍCIOS DO MEL

Vale a pena incluir o mel na sua dieta, afinal está comprovado que o organismo pode se beneficiar das propriedades deste alimento, pois além de fornecer energia para o dia a dia, o mel pode ser um aliado no combate a doenças e ainda ter funções cicatrizantes, desintoxicantes e anti-inflamatórias, antibióticas e muitas outras.



CONFIRA A SEGUIR QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MEL:

      ·       Ajuda a tratar doenças respiratórias (asma, gripes, bronquites e outras).
      ·       Previne o envelhecimento precoce da pele pois possui propriedade antioxidante.
      ·       Tem função cicatrizante e protetora na pele.
      ·       Reforça o sistema imunológico.
      ·       Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células.
      ·       Auxilia no tratamento de doenças do coração.
      ·       Auxilia em problemas de circulação e dos músculos.
      ·       Tem ação antibacteriana e anti-inflamatória.
      ·       Ajuda a desintoxicar, e é um excelente antisséptico e antibiótico.
      ·       Facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino.



DICAS PARA USAR O MEL NO SEU DIA-A-DIA

Para amolecer o mel cristalizado sem que ele perca suas propriedades, aqueça o recipiente em banho-maria até que ele fique líquido.
Para substituir o açúcar pelo mel, saiba que uma xícara de açúcar equivale a 3/4 de uma xícara de mel.


TIPOS DE MEL

Não há somente um tipo de mel, já que o seu paladar, coloração, aroma, viscosidade e propriedades medicinais dependem da fonte do néctar coletado e da espécie de abelha que o produziu. No entanto, existem três tipos de mel que são os mais fáceis de serem encontrados: mel de flor de eucalipto, mel de flor do campo silvestre e mel de flor de laranjeira.

Mel de flor de eucalipto – mel mais escuro. O gosto é muito forte. Expectorante (indicado para as doenças do aparelho respiratório como gripes, tosses e bronquites).

Mel de flor do campo silvestre – é o mais encontrado no Brasil. Rico em sais minerais. O gosto e a cor variam, pois depende da planta a ser utilizada em sua composição. Ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a soltar o intestino.

Mel de flor de laranjeira – muito saboroso, suave e perfumado. Calmante, combate a falta de sono. Regula o intestino, indicado para problemas nervosos. Previne cãibras.

Mel com gengibre e própolis (antigripal/anti-inflamatório) – indicado para laringite, faringite, amigdalite e bronquite. Tomar uma colher de sobremesa 2 a 3 vezes ao dia. Crianças 2 vezes ao dia.

Mel com poejo, guaco (expectorante/antitussígeno-tosse) – o poejo diminui a tosse e elimina as secreções (catarro). O guaco combate bronquite, gripes, tosses e rouquidão. Tomar duas colheres de sobremesa 2 ou 3 vezes ao dia. Crianças 2 vezes ao dia.

Mel com própolis – indicado para gripes, resfriados, faringite e amigdalites. Tomar uma colher de sobremesa, 2 ou 3 vezes ao dia.

Mel com raiz de lótus e própolis – a raiz de lótus (planta medicinal de origem asiática), associada ao mel e ao própolis é indicada contra distúrbios respiratórios (rouquidão, tosse). Atua como dilatador dos brônquios e como expectorante.

Mel composto (com ervas) – auxilia no tratamento de moléstia.

Comentários

Postagens mais visitadas