Benefícios da escarola

 


Por trás do sabor levemente amargo, a escarola revela vários benefícios à saúde, a começar que melhora o funcionamento do intestino. Rica em ácido fólico, é indicado para mulheres que querem engravidar ou que estão no primeiro trimestre da gestação. As vitaminas e minerais presentes no alimento previnem a anemia, melhoram a imunidade e ajudam no fortalecimento dos ossos.

A escarola é um vegetal bastante consumido, de fácil cultivo e que está disponível o ano todo nas feiras livres, sacolões e supermercados. Ela até lembra a alface na aparência, mas tem um sabor levemente amargo e ao mesmo tempo crocante, graças às suas folhas mais grossas.

Mas o que muita gente não sabe é que essas folhas escondem muitos benefícios à saúde. De fácil preparo, basta lavar, fatiar e incluí-las na salada do dia a dia, ou mesmo refogá-las rapidamente com alho, azeite e sal para ter na alimentação um vegetal que é uma boa fonte de vitaminas e minerais.

 

 

1.   Melhora o funcionamento do intestino.

Seu sabor amargo é provocado pela presença de uma substância chamada inulina, um tipo de solúvel com efeito prebiótico, ou seja, serve de nutriente para as bactérias do intestino. Essa fibra, além de aumentar a absorção de minerais no intestino, principalmente cálcio, magnésio e ferro, regula o funcionamento do intestino, melhorando os casos de constipação, já que estimula a produção dessas bactérias que vivem no trato intestinal. Isso também ajuda na prevenção do câncer de cólon.

 

2.   Ajuda no emagrecimento.

Por ser uma boa fonte de fibras e uma hortaliça de poucas calorias, auxilia na perda de peso. Só para ter uma ideia, 100 gramas de escarola tem apenas 17 calorias. Ou seja, mesmo consumindo uma grande quantidade do alimento, cru ou refogado, não vai afetar o peso na balança e ainda manterá a saciedade por mais tempo.

 

 

3.   Reduz o colesterol "ruim".

A inulina presente no alimento é a responsável por varrer a gordura do organismo, sendo eliminada pelas fezes. Com isso, as taxas do colesterol tendem a diminuir. Mas para que isso ocorra, a escarola deve ser consumida dentro de uma rotina de alimentação saudável.

 

4.   Fortalece a imunidade

Fonte de importantes sais minerais, a escarola fortalece a imunidade, agindo diretamente em benefício do sistema imunológico. Da mesma maneira, é fonte de diversas vitaminas, que também ajudam a prevenir a ocorrência de doenças e infecções no corpo.

 

5.   Escarola combate a anemia

Não só, graças à sua abundância de ferro, a escarola ajuda no combate à deficiência de ferro.

 

6.   Melhora a saúde da pele

Rica em cálcio, melhora a saúde da pele, dos ossos, das unhas e dos cabelos. Com isso, graças ao seu poder antioxidante, ela previne o envelhecimento precoce da pele.

 

Como consumir a escarola

Para não perder os benefícios da escarola, prefira consumi-la crua, ou seja, em saladas. Mas, se preferir refogada, deixe-a cozinhando no vapor. Sobretudo, é muito versátil, podendo ser adicionada em diversas receitas. Nutritiva, enriquece qualquer prato, por exemplo:

·       Saladas

·       Massa e risotos

·       Sopas

·       Tortas

·       Omelete


Fonte: Viva Bem – UOL

    Cuidai


Comentários

Postagens mais visitadas