quiz da alimentação: Sua alimentação está te deixando mais velho?

 



1: meu café da manhã normal é:

a) aveia ou outro cereal rico em fibras com leite condensado e alguma fruta.

b) salsicha ou bacon, um ovo e um pão.

c) uma xícara de café e uma torrada.

 

2: minhas frutas favoritas:

a) mudam com a estação: eu adoro cerejas, pêssegos, melancia, maçãs, mangas e outras.

b) são maçãs, laranjas, bananas de vez em quando.

c) são as cerejas do sorvete de chocolate com cereja.

 

3: em um dia normal, eu como esta quantidade de legumes:

a) muitos - uma salada ou sopa no almoço, várias porções no jantar e até uma porção no lanche

b) dois - uma salada ou acompanhamento no jantar e talvez alface ou tomate no almoço.

c) batatas fritas contam?

 

4: cereais integrais são __________ nas refeições na minha casa:

a) uma grande parte. Comemos pão e arroz integrais e já experimentamos outros cereais também.

b) uma pequena parte. eu às vezes compro pão integral e biscoitos de avelã.

c) ausentes. Eu prefiro a textura costumeira e macia do pão e do arroz brancos e do macarrão comum.

 

5: minha bebida preferida é

a) água.

b) café ou chá quente.

c) refrigerantes ou suco pronto.

 

6: quando como frango, eu:

a) como em filé (sem pele) com legumes, verduras ou outros acompanhamentos.

b) como grelhado, com ossos e pele.

c) como frito ou à milanesa.

 

7: meu consumo de suplementos é:

a) regular. Tomo um suplemento multivitamínico ao dia, além de uma ou duas vitaminas.

b) irregular. Tenho muitas vitaminas no armário de remédios e de vez em quando tomo uma.

c) inexistente. Vitaminas não são parte da minha vida.

 

8: quando o assunto são laticínios, eu:

a) consumo várias porções de laticínios sem gordura todos os dias.

b) às vezes como um pote de iogurte, bebo um copo de leite ou como um pedaço de queijo.

c) eu adiciono leite ao meu café, só isso.

 

9: quando faço compras, meu carrinho fica cheio de:

a) alimentos naturais como frutas e legues, ovos, suco de laranja.

b) uma mistura de alimentos frescos, alimentos embalados e pratos congelados.

c) caixas, latas, garrafas e pratos pré-cozidos.

 

10: meu jantar normal é:

a) comido devagar e compartilhado. Como com minha família ou, sempre que possível, com parentes e amigos.

b) calmo. Eu normalmente vejo televisão ou leio enquanto estou comendo.

c) prático. Eu normalmente como o que tiver n geladeira e não paro para me sentar e comer.

 

11: quando estou com fome às 15h, eu:

a) como uma fruta ou um punhado de nozes.

b) penso que o jantar será em algumas horas.

c) como um chocolate, biscoitos, um saco de batatas fritas ou sorvete.

 

SUA PONTUAÇÃO

Se marcou (a) na maioria das respostas: suas refeições e o modo de se alimentar estão de acordo com a tradição das pessoas saudáveis e longevas de locais como Creta e Okinawa, que desafiam o envelhecimento. Você pode levar os bons hábitos nutricionais a um novo nível se experimentar novas frutas e legumes, acrescentar mais tipos de cereais integrais aos pratos que prepara, comer nozes(ricas em gordura boa) e saborear ainda mais as refeições.

Se marcou (b) na maioria das respostas, você é relativamente saudável, mas não está fazendo muito para prevenir doenças ou adicionar anos à sua vida. Sua alimentação é pobre em frutas, legumes, cereais integrais e cálcio para os ossos. Ela também tem quantidade muito grande de açúcares, carboidratos refinados e gorduras que entopem as artérias. Por isso você pode estar se sentindo cansado ou irritado e com problema digestivos. Decidir comer bem pode ajudá-lo a se sentir melhor em apenas algumas semanas - e a criar uma base para anos de boa saúde à frente.

Se marcou (c) na maioria das respostas, você não está só aumentando o risco de desenvolver muitas doenças graves, como está comendo de maneira que suga energia, reduz a capacidade cerebral e o deixa suscetível a resfriados, gripes e outros desafios. As sete opções para uma vida longa e saudável, devem se tornar prioridade. Faça pequenas mudanças como ingerir suplementos multivitamínicos e de cálcio, substituir doces por frutas e começar refeições por uma salada. Você logo descobrirá que comer de modo saudável satisfaz, é saboroso e muito prazeroso. E se sentira melhor imediatamente.


Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas