Menopausa!


O que é menopausa?

A menopausa dá-se com a falência ovariana, um fenômeno natural, geralmente por volta dos 51 anos, quando a mulher para de menstruar, provocando alterações metabólicas e endócrinas. Por volta dos 40 anos, a mulher nota que algumas mudanças extremamente sutis começam a ocorrer em seu organismo. Chamamos a esse período de Peri menopausa ou climatério. Este período, no qual o ovário começa a reduzir significa mente a produção de estrogênio e progesterona, os dois principais hormônios femininos, torna-se confuso e estranho para grande maioria das mulheres. Nestes anos que precedem a menopausa começam a ocorrer distúrbios menstruais, depois ondas de calor e instabilidade psíquica e, posteriormente, modificações no aparelho reprodutor e urinário.


Todas as mulheres, ao entrarem na menopausa, têm os mesmos sintomas?

Nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas. É importante lembrar que um mesmo estímulo pode causar reações diferentes em diversas pessoas. Inclusive, existem algumas que atravessam essa fase sem experimentar nenhum sintoma normalmente descrito. Mas, apesar de não apresentarem nenhum sintoma, é necessário esclarecer as conseqüências que a ausência do estrogênio acarreta no organismo tais como o maior risco de doenças cardiovasculares, a redução da massa óssea (e conseqüentemente a osteoporose) e a doença de Alzheimer.


Como posso enfrentar a menopausa?

A princípio é necessário saber reconhecer os primeiros sinais
Da menopausa. Posteriormente procurar, através de orientação médica, qual é a melhor forma de enfrentar esta fase. Além disso, cada mulher pode contribuir para seu próprio bem-estar praticando esporte, comendo e bebendo moderadamente, deixando de fumar (caso seja fumante), tomando sol, adotando uma postura mental positiva e tendo em mente que a menopausa não é uma doença, mas sim, uma fase da vida cuja qualidade vai depender da maneira como irá encará-la.

Por que alguns médicos adotam a terapia de reposição
Hormonal na menopausa?

Com os avanços da medicina, a expectativa de vida aumentou nos últimos anos. Houve uma significativa redução de mortes prematuras, e a conseqüente longevidade legou-nos algumas doenças degenerativas e outras do próprio envelhecimento.
Atualmente, estima-se que a mulher passe 1/3 de sua vida no período da menopausa. Houve uma busca em prol de se “viver mais” e melhor. A terapia de reposição hormonal veio suprir as repercussões negativas que a falta do estrogênio causa no organismo feminino.

Por que ocorrem as ondas de calor na menopausa?

Esse processo é provocado pelos distúrbios transitórios que ocorrem no centro de regulação da temperatura do corpo, que fica no hipotálamo. Os estrogênios desempenham papel importante nessa região, assim como em todas as áreas do cérebro. No climatério, os estrógenos não desaparecem de repente, eles vão sendo produzidos em quantidades menores, havendo uma grande oscilação ao longo do dia. São essas oscilações que explicam as ondas de calor (fogachos) que aparecem e desaparecem subitamente já que o cérebro e os estrogênios têm estreita ligação.


A pílula anticoncepcional antecipa a menopausa?

Não há comprovação científica de que o uso de anticoncepcional antecipe a menopausa.

Períodos irregulares no ciclo menstrual é sinal de menopausa?

Nem toda irregularidade menstrual é sinônimo de menopausa. No período que a antecede é comum haver ciclo sem ovulação. Nessa fase a quantidade de progesterona diminui, acarretando em atrasos que geralmente, terminam co fluxo menstrual mais intenso do que o habitual.

Posso desenvolver doenças cardíacas após entrar na menopausa?

Com a falência das funções ovarianas, há um visível aumento do colesterol total, do mau colesterol e diminuição do bom colesterol, tornando a passagem do sangue nas artérias difícil. Paralelamente a isso, pode haver um aumento de resistência à insulina e uma tendência a ganho de peso e conseqüente aumento da pressão arterial. Para retardar o desenvolvimento de doenças cardíacas ou controlá-las é necessário que as mulheres façam exames peiódicose sigam á risca as orientações do seu médico.

Existe alguma relação entre a menopausa e o esquecimento aque vem tendo?

A falta de estrogênio afeta os neurônios do sistema colinérgico, considerado crítico para as funções de memória, aprendizado e demais funções cognitivas. Aos estrogênios são atribuídos efeitos antidepressivos, além da melhora dos transtornos comportamentais do humor e do aprendizado. A terapia de reposição hormonal pode ser útil tanto no tratamento sintomático, quanto na prevenção ou retardo desses sintomas nas mulheres menopáusicas, melhorando consideravelmente a qualidade de vida. Osteoporose?

Por que na menopausa a mulher corre o risco de ter osteoporose?

Osteoporose significa “osso poroso” e, portanto mais frágil. A osteoporose não é uma doença e sim a condição final de muitos processos que levam a uma perda de massa óssea maior que as necessidades do corpo. As células ósseas estão em constante processo de produção e desgaste. Este equilíbrio na formação de novas células ósseas e a reabsorção das mesmas é que determina a densidade óssea. Na mulher, o controle desse balanço está ligado ao sistema endócrino, onde o estrógeno tem ação direta sobre esse mecanismo. Além disso, o estrógeno exerce função direta sobre esse mecanismo. Além disso, o estrógeno exerce função indireta, como a de aumentar a reabsorção do cálcio no intestino.
Comprovadamente, a osteoporose é mais freqüente entre a população feminina e, sobretudo nas mulheres no período pós menopausa. É importante lembrar que o osso, depois de tornar-se poroso, não se regenera. Porém, esse processo pode ser detectado e interrompido. O principal fator preventivo da osteoporose é a reposição hormonal.


É normal sentir distúrbios emocionais na menopausa?

Sim. Dependendo da mulher, os distúrbios emocionais na menopausa podem ser mínimos ou se caracterizarem como uma alteração mais profunda na personalidade. Os sintomas variam desde a sensação de estar sempre de mau humor ou até mesmo uma depressão mais severa, prejudicando as atividades normais.
A sexualidade também pode ficar afetada. Em algumas mulheres o desejo sexual aumenta e em outras pode haver uma sensível diminuição no interesse sexual, geralmente associada à falta de percepção de atrativo e feminilidade.
Vários estudos comprovam que a terapia de reposição hormonal produz bem-estar na esfera psicológica e conseqüentemente uma visível melhora na auto-estima.


Ao entrar no climatério percebi que vou com mais freqüência ao banheiro e às vezes, ao tossir ou pegar algum peso, tenho escape de urina, isto é normal?

Com a redução do estrogênio, os músculos que constituem o assoalho pélvico perdem a força e elasticidade. Isso leva a uma tendência para queda do útero e da bexiga. Os órgãos pélvicos, como a bexiga, a uretra e o reto, perdem a elasticidade e o tônus muscular pela falta de produção de colágeno. Á medida que diminui a elasticidade da uretra aumenta a possibilidade da mulher vir a sofrer de incontinência urinária.


Mesmo sendo magra, percebi que ao entrar na menopausa comecei a perder a cintura e ficar com barriga. Por que isto acontece?

Devido a diminuição do estrogênio (hormônio feminino) e o aumento na produção da testosterona (hormônio masculino), a mulher começa a ficar com a cintura mais grossa e os seios vão ficando flácidos e achatados. O formato do corpo vai tornando-se mais masculinizado, vão aparecendo pêlos no rosto e no corpo (o chamado hirsutismo), os cabelos vão tornando-se finos e ralos e em alguns casos podem começar a cair.

A sexualidade diminui com a chegada da menopausa?

É sabido que a vida sexual é influenciada tanto pelos hormônios quanto pelo emocional. Depois do climatério tornam-se visíveis os transtornos durante o ato sexual.
Devido á baixa hormonal, a vagina diminui, perde a elasticidade e torna-se ressecada. A parede vaginal fica mais fina e vulnerável. Muitas mulheres se queixam de dor durante o ato sexual nesta fase e é normal que o lado emocional seja afetado. Isto tudo ocorre pela deficiência do estrogênio, porque o tecido vaginal é rico em receptores de estrógeno e necessita dele para seu desenvolvimento e funcionamento normais. O climatério não deve significar o fim da vida sexual. A reposição hormonal devolve rapidamente a sexualidade às mulheres nesta fase.

O fumo antecipa a menopausa?

Está comprovado estatisticamente que as mulheres fumantes entram mais cedo na menopausa. Além disso, o fumo tem efeitos negativos no sistema cardiovascular, pulmões e pele.

Toda mulher deve fazer uso de reposição hormonal na menopausa?

Com raríssimas exceções, toda mulher deve submeter-se á terapia de reposição hormonal, pelo menos em curto prazo, o que significa de alguns meses até cinco anos. Muitas mulheres necessitam da terapia durante dez anos ou mais, ou até mesmo pelo resto da vida, especialmente se houver risco elevado de ter osteoporose ou doenças cardíacas. Outras necessitam para preservar sua vida sexual e evitar problemas urinários recorrentes. Os médicos são unânimes em afirmar que os benefícios da reposição hormonal superam enormemente os riscos. Resumindo, as mulheres que se submetem a este tratamento, vivem melhores e por mais tempo do que aquelas que não fazem uso desse recurso.

Tenho miomas uterinos, então não devo fazer reposição hormonal?

Existem diversos tipos de miomas e diferentes sintomas produzidos por eles. Somente seu ginecologista poderá indicar qual o melhor tratamento em função do tamanho, localização e número de miomas que você possui.

Cistos e nódulos de mama impossibilitam a reposição hormonal?

Essa situação, em especial, merecerá mais atenção por parte do seu médico. Entretanto, após realizados os exames necessários, se o diagnóstico for favorável, não haverá nenhum impedimento do uso de reposição hormonal.

Por que muitas mulheres têm medo de fazer reposição hormonal?

Antigamente havia muitos mitos sobre a reposição hormonal que hoje já foram derrubados. Algumas mulheres têm medo de engordar, outras a vêem como algo não natural. Porém, o que se sabe, é que poucas conhecem a inter-relação que há entre a menopausa e os malefícios que a deficiência hormonal acarreta no organismo nesta fase.


Por que fazer uso de reposição hormonal?

Muitas mulheres já estão se beneficiando com a terapia de reposição hormonal. Nas que se submeteram a este tratamento notamos: a melhora dos distúrbios da menstruação, que se regularizam; as ondas de calor, bem como a sudorese desapareceram; as tonturas, palpitações e batimentos cardíacos acelerados retrocederam; são nítidas as melhoras relacionadas a depressão, irritabilidade e distúrbios do sono; as modificações nos órgãos genitais não ocorreram; a descalcificação dos ossos pode ser evitada; e como se isso tudo não fosse razão suficiente para se fazer uso deste recurso, a TRH continuou a oferecer proteção necessária aos órgãos mais vitais como o coração e vasos sanguíneos.


A reposição hormonal causa câncer de mama?

A reposição hormonal não causa câncer de mama. No entanto, ela pode acelerar o crescimento de um câncer pré-existente. Estudos recentes comprovaram que o número de mulheres que contraíram câncer de mama durante a terapia de reposição hormonal é menor do que aquelas que não o fizeram. O que se tem observado é que a terapia de reposição hormonal não tem influência sobre o aumento da incidência do câncer de mama quando o tempo de uso não ultrapassar dez anos.





Comentários

Postagens mais visitadas