Antiga Roma

Na cozinha
Era quase um luxo possuir uma cozinha no tempo dos romanos. As pessoas mais pobres, que viviam em apartamentos, podiam considerar-se felizes se tivessem um simples braseiro ou uma grelha para cozinhar. Aqueles que podiam viver em grandes casas tinham cozinhas espaçosas e bem equipadas onde escravos laboriosos preparavam e cozinhavam as refeições. Muitos utensílios de cozinha romanos eram semelhantes aos usados hoje em dia, como os tachos e panelas, facas, peneiras, conchas e raladores.

Dieta alimentar
A dieta romana incluía ingredientes como carne, peixe e vegetais, embora combinados de uma maneira que hoje em dia poderemos achar pouco habitual. Os pobres comiam quase sempre uma espécie de papa de trigo e de cevada à qual adicionavam alguns vegetais – raramente carne. As duas primeiras refeições do dia não eram muitas vezes tomadas. O jantar era a principal refeição dos romanos, a meio da tarde. Para os ricos, era um acontecimento gastronômico importante, capaz de demorar horas.

Sabor a peixe
Eram utilizados molhos fortes, ervas e especiarias para disfarçar o sabor da carne ou do peixe já rançosos. Era muito popular um molho denominado liquamen, feito à base de peixe, sal e ervas.

Pavões
Os romanos comiam pássaros exóticos como grous, papagaios, flamingos e pavões. Durante os banquetes, os escravos usavam penas de pavão para abanar os seus senhores e afastar eventuais moscas.

Fruta fresca
Maçãs, peras, uvas, figos, romãs, tâmaras e ameixas eram alguns dos frutos que cresciam por todo o império. Muitas propriedades rurais tinham pomares que forneciam fruta às cidades.

Vinho
Os romanos consumiam uma grande variedade de vinhos-doce, seco e adocicado com mel. O vinho era muitas vezes forte e pesado de modo que era misturada com água numa taça especial denominada cratera.

A ementa
O jantar era composto por três pratos: gustatio (aperitivos como saladas e ovos), primae mensae (até sete pratos de carne, peixe ou aves) e por último, secundae mensae (fruta, nozes e bolos de mel).

Fonte: Mini Enciclopédia /Antiga Roma

Comentários

Postagens mais visitadas