Dicas preventivas

Conselhos básicos para evitar surpresas desagradáveis!

1-      Para prevenir inúmeras doenças crônicas e promover a saúde, evite a obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e o uso abusivo de bebidas alcoólicas. Mantenha uma dieta balanceada e rica em laticínios, peixe, vegetais, legumes e frutas.
2-      Faça exercícios físicos diariamente. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde física, mental e evitar as causas do estresse e tensão.
3-      Não fume. Nunca! O fumo causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina) o câncer e as respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Além de tabaco, o cigarro contém quase 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. O cigarro também é um dos grandes responsáveis pela má utilização de vitaminas, o que pode acarretar uma série de doenças carências, e acelera a perda da massa óssea.

4-       Restrinja as frituras.
Se você não resiste a uma friturinha de vez em quando, faça com que seja apenas uma exceção e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. O melhor é tentar viver sem frituras.

5-       Evite o excesso de café e refrigerantes à base de cola. Além da osteoporose, a                           ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína também produz insônia e excitação nervosa.

6-      Dê descanso ao seu estômago. Não se empanturre, coma para alimentar-se. Não se intoxique.

7-      Tome remédios só quando forem de fato necessário. Prefira terapias complementares. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.

8-       Lave suas mãos com água e sabonete com freqüência, ao usar o banheiro e após atender um doente.

       9-   P ara evitar transmitir infecções por meio de cumprimentos, espirre num lenço           ou, na falta deste, no seu cotovelo. Não espirre na palma da mão.

       10- Vacine-se contra a gripe. Esta vacinação é empregada a milhões de pessoas em todo o mundo e sua utilização é segura.

       11-  Para cuidar de sua coluna, evite ficar em pé por longos períodos.
Também não    permaneça sentado por muito tempo. Cuide de sua posição            quando sentado e não deite de bruços.

       12- Quando levantar algum peso dobre os joelhos em vez da coluna.

       13- Cuide de seu coração, que representa a causa número um de morte e doenças no mundo ocidental. O processo arteriosclerótico, que leva ao ataque cardíaco e ao derrame, inicia essencialmente na infância e comumente é causado ou agravado com dietas gordurosas. Uma vida saudável e check-ups rotineiros podem reduzir as doenças cardíacas. Sua pressão arterial deve ser medida a cada 5 anos a partir dos 20 anos, a cada 3 anos a partir dos 30 anos e anualmente a partir dos 40 anos. Seu colesterol e níveis de gorduras devem ser analisados anualmente a partir dos 40 anos.

      14- Para evitar o desenvolvimento de câncer coloretal, submeta-se a uma colonoscopia a cada 5 anos iniciando aos 50 anos e faça o teste do sangue oculto fecal uma vez ao na

      15- Faça uma mamografia para evitar o desenvolvimento do câncer de mama a cada dois anos a partir dos 40 anos.

       16- Faça avaliações periódicas da próstata (masculino) e do colo do útero                         (feminino) após os 40 anos de idade.

        17- A partir dos 40 anos, realize uma densitometria óssea anualmente. Um exame que mede a massa óssea principalmente se tiver familiares com osteoporose.

        18- Visite seu oftalmologista anualmente, especialmente após os 40 anos e certifique-se que a pressão intra-ocular e o fundo de olho são normais

         19- Não negligencie a dor. Ela é um alerta de seu corpo quando há algo errado. Não tarde em procurar um médico.

       20- As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente  alguns conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual. De fato, estas recomendações são muito conhecidas pelos estudiosos do Talnud:

A.    Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados pelo corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo eles têm.
B.     Adotar a “regra dos 80%”: servir-se menos 20% de comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida, reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
C.     Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes, que priorizam o “ser” sobre o “ter”, têm 35% de probabilidade de viver mais.
D.    Mantenha um laço afetivo com seus entes queridos. 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
E.     Estude. Faça atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória, como leituras, estudos, memorizações e testes.
F.      Viva numa sociedade. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos tem vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só tem contato com a família.
Estes conceitos têm o propósito de esclarecer, mas podem não ter a concordância de todos. Somente o médico de sua confiança deverá indicar os conceitos e condutas a serem seguidos na prática.

Fontes consultadas:
1.      Yedioth Ahronot (Dr. Itay Gal, Shir-Lee Golan, Ariela Ayalon e Noam Barkan).
2.      Atividade física e envelhecimento saudável (Sandra Machecha Matsuado, Victor K.Rr. Mmatsudo e Rrosangela Villa Marin).
3.      Sociedade brasileira de reumatologia.


Comentários

Postagens mais visitadas