Entendendo a endometriose

O que é?

É a presença de tecido semelhante àquele que reveste o interior do útero (endométrio) em outros locais do útero, ligamentos, em outros órgãos da pelve, abdome ou mesmo outras regiões do corpo.
Assim como o endométrio, os focos de endometriose reagem ao estímulo dos hormônios sexuais femininos. Por isso, eles aumentam de tamanho e podem até sangrar no período da menstruação.

A endometriose é comum?

Embora você possa nunca ter ouvido falar dela, considera-se que a endometriose afete uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. É freqüentemente diagnosticado pelos médicos durante exame ginecológico, procedimento cirúrgico ou na realização de exames de investigação de infertilidade. Para cada cinco mulheres com dificuldade de engravidar, duas têm endometriose. Caso sua mãe ou irmãs sofram de endometriose, é sete vezes maior a chance de você também ter esse problema.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais comum causado pela endometriose é a dor, podendo ser cíclica, relacionada ao ciclo menstrual, ou contínua. Esta ocorre, em geral, na parte inferior do abdome e na pelve e pode fazer com que a relação sexual seja dolorosa. Este sintoma começa, geralmente, antes do início da menstruação, tornando-se progressivamente maior até o início do sangramento e diminuindo gradativamente após. A dor crônica pode tornar-se tão intensa que, em alguns casos, deixa a mulher incapaz de realizar suas atividades do dia a dia. Se a endometriose estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar sintomas urinários ou intestinais durante a menstruação, como, por exemplo, dor ao urinar ou diarréia, infelizmente, muitas mulheres “sofrem em silêncio”, acreditando que seus sintomas sejam normais. Outras não apresentam sintomas.

O que causa a endometriose?

Embora ninguém saiba ao certo como a endometriose ocorre, há várias teorias prováveis para seu desenvolvimento. Uma delas é o refluxo menstrual, que consiste em partes  do tecido endometrial que, ao se desprenderem durante a menstruação, são levados para o abdome através das tubas uterinas e transformam-se em áreas de endometriose sob a influência das oscilações hormonais do ciclo menstrual .

Outras teorias são: causa genética, imunidade e estresse.

A endometriose não é uma doença transmissível e não há como prevenir seu aparecimento.

Caso você tenha algum dos sintomas descritos aqui, deve consultar seu médico.

Como a endometriose é diagnosticada?

Após uma avaliação clínica detalhada, na suspeita de endometriose, provavelmente será realizada uma operação denominada laparoscopia, que permite ao médico examinar a parte externa do útero e os órgãos abdominais vizinhos a ele. A endometriose aparece como “manchas” pretas ou vermelhas na superfície dos órgãos. Algumas vezes ela pode causar o aparecimento de cisto nos ovários.

A endometriose afeta as minhas chances de engravidar?

A endometriose é freqüentemente encontrada em mulheres que não tenham obtido sucesso em engravidar. Porém, a presença da endometriose não significa infertilidade. Cerca de 50% das mulheres portadoras de endometriose apresentam dificuldade de engravidar. É importante conversar com o médico a respeito do desejo de gravidez.
Mesmo na presença de pequena quantidade de endometriose, e quando aparentemente os outros órgãos estão normais, pode ocorrer dificuldade no transporte ou na fertilização dos óvulos liberados pelos ovários.
Nos casos mais graves, a liberação dos óvulos pode ser comprometida ou as tubas uterinas podem estar bloqueadas.

Por meio do diálogo, o médico será capaz de recomendar o tratamento mais adequado, a fim de melhorar as chances de engravidar.

Como a endometriose é tratada?

Existem duas maneiras de tratar a endometriose: cirurgia e tratamento medicamentoso. A escolha do tratamento deve levar em consideração efeitos colaterais e o que se espera obter com ele. Os objetivos do tratamento da endometriose são melhorar a qualidade de vida por meio do alívio dos sintomas e melhorar a fertilidade, caso haja desejo de engravidar.

Tratamento cirúrgico

Uma opção de tratamento é a remoção cirúrgica da doença. Esse procedimento pode envolver somente a remoção dos focos de endometriose ou a remoção de algum órgão, ou parte dele, dependendo da gravidade da doença. Algumas vezes, a cirurgia pode ser empregada na solução de complicações ocasionadas pela doença, como aderências ou cistos ovarianos. Existem, atualmente, algumas novas opções de tratamento, como, por exemplo, o tratamento com laser por laparoscopia. No entanto, essas opções não são aplicáveis a todos os casos. O tratamento dependerá de vários fatores, podendo envolver remédios e/ou procedimentos. Somente o médico poderá conversar sobre opções indicar o que é mais apropriado.

Tratamento medicamentoso

As alterações hormonais do ciclo menstrual exercem influência sobre o tecido da endometriose. Os medicamentos usados no tratamento visam, em geral, bloquear a atuação desses hormônios, interrompendo o estímulo que faz com que a endometriose cresça a cada mês. Isso pode proporcionar alívio duradouro dos sintomas.
Esses medicamentos atuam por várias vias e, embora tragam, em geral, bons resultados e sejam bem tolerados, podem causar efeitos colaterais em algumas mulheres.

O que pode ser feito para ajudar?
Além dos tratamentos prescritos, algumas mulheres acreditam que um banho quente ou técnicas de relaxamento possam amenizar a dor. Exercícios físicos também ajudam a aliviá-la. É importante que um médico seja consultado. Não há vergonha nenhuma em falar com o médico sobre os sintomas da endometriose.

Lembre-se: períodos menstruais dolorosos não são normais.

Esperamos que este informativo tenha auxiliado no esclarecimento desta doença. O médico é a pessoa mais indicada para explicar melhor sobre esse assunto. Muitas mulheres com endometriose consideram de grande ajuda dividir suas experiências com outras que também tenham a doença.

Acesse o portal
Para buscar mais informações sobre a endometriose e até para dividir sua história com outras mulheres.


Comentários

Postagens mais visitadas