Dicas sobre aleitamento materno


Dr. Coríntio Mariani Neto

Vantagens

Para o bebê
- o aleitamento materno é o alimento ideal, pois é completo:
Contém todos os nutrientes necessários nos primeiros 6 (seis) meses de vida, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê.
-protege contra doenças, principalmente diarréia, alergias e infecções (por isso, também é considerado a “primeira vacina”).
-proporciona mais segurança pela troca de carinho com a mãe, aumentando o laço afetivo entre você e a criança e fazendo o bebê se sentir amado e seguro.
- o leite materno é digerido com mais facilidade e é melhor aproveitado que o leite industrializado. Além disso, a eliminação de seus resíduos não sobrecarrega o organismo do bebê, como acontece com o leite de vaca.
-sugar o peito contribui para a criança ter dentes bonitos, desenvolver a fala e ter boa respiração.
-é limpo e não contém micróbios, pois vai direto do peito para a boca do bebê.
- está sempre prontinho e na temperatura certa.
- nenhum outro alimento é capaz de substituir o leite humano.

Para a mãe
- reduz o sangramento após o parto e as chances de desenvolver anemia.
-diminui a ocorrência de diabetes e cânceres de mama, ovário e útero.
- reduz a ocorrência de fraturas ósseas por osteoporose.

Para a família
-economia: evita gastos na compra de leite e mamadeiras, além de remédios, pois o bebê será mais saudável. Assim, seja qual for o orçamento familiar, poderá ser melhor aproveitado.

A mulher que amamenta volta mais rapidamente ao seu peso normal.

Recomendações
- o aleitamento materno ideal deve ser exclusivo e por livre demanda do bebê por 6 (seis) meses e pode ser continuado até o 2º ano de vida ou  mais, se a mãe e a criança assim o desejarem.
- o bebê só precisa ser alimentado no peito, quando e enquanto manifestar essa vontade, isto é, sem horários fixos nem para iniciar, nem para terminar cada mamada.
- não há necessidade de oferecer água, chá nem suco, mesmo nos dias mais quentes do verão. O leite materno contém todo o líquido necessário.
-após o 6° mês, outros alimentos serão introduzidos, sempre com orientação do pediatra.

Preparo das mamas
-não passe creme, sabonetes ou loções.
-não esfregue nem massageie os mamilos.
-no banho, basta enxaguá-los.
-a exposição ao ar livre e ao sol da manhã é bastante saudável e deve ser praticada sempre que possível.

Produção de leite
-não existe leite fraco: seu leite é o alimento ideal para seu bebê.
-toda mãe é capaz de produzir leite: a sua tranqüilidade é fundamental para facilitar a saída do leite.
- é a sucção do bebê que desencadeia e mantém a produção de leite, portanto, quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido.

O nervosismo e o medo de não ter leite dificultam a produção e a saída do leite, enquanto a calma e a confiança favorecem a amamentação.

Posições adequadas para amamentar
-lave as mãos com água e sabonete sempre que for pegar o bebê.
-escolha uma posição confortável, com apoio para seus braços, costas e pés. Travesseiros ou almofadas podem ajudar.
-coloque o bebê de frente para você. De modo que o corpo e a cabeça fiquem alinhados, e encoste o corpo dele no seu (barriga com barriga).
-observe se o queixo do bebê permanece encostado no peito.
-aconchegue seu bebê: envolva a cabeça e o corpo com seu braço, de modo que a cabeça do bebê fique apoiada na dobra do seu cotovelo.
-não há necessidade de empurrar a cabeça do bebê ao encontro do peito: isso não ajuda, podendo até atrapalhar a pega.
- o bebê dá algumas mamadas fortes, para um pouco, mama mais um pouco, para, e assim por diante.
- ao contrário do que muita gente pensa, não há necessidade de se preocupar com que as narinas do bebê estejam livres durante as mamadas. Inclusive, segurar a mama com o dedo indicador e médio (dedos em tesoura) pode até ser prejudicial, pois, dependendo da pressão exercida pelo dedo indicador, este poderá interromper o fluxo de leite nessa região. Se você quiser segurar o seio, use o polegar e o indicador, como se fosse à letra “c”.
-ao final da mamada, se o bebê não largar sozinho o peito, coloque o seu dedo mínimo suavemente no canto da boca, que ele, caso regurgite, não engasgue. Um pequeno travesseiro pode ajudar a mantê-lo nessa posição.

Para o bebê abrir bem a boca e abocanhar o mamilo e a aréola – isso é fundamental para evitar rachaduras – encoste e passe suavemente o mamilo no canto dos lábios ou na região entre a boca e o nariz.

Cólicas e sangramento
Nos primeiros dias após o parto, é comum sentir cólicas discretas e aumentar o sangramento vaginal durante as mamadas, o que não deve preocupá-la.

Alimentação

A alimentação da mãe pode ser prejudicial à amamentação?

- as mães que amamentam no peito costumam sentir mais fome, por isso comer um pouco mais que o habitual é o suficiente para manter saudável o organismo que está produzindo leite. Além disso, você deve ingerir água, suco de frutas ou outro líquido de acordo com sua sede.
-quanto á sua alimentação, o ideal é que seja bem balanceada e contenha carnes magras, verduras e frutas, evitando-se alimentos gordurosos e controlando-se os temperos.
-não existe alimento que prejudique a qualidade do leite, assim como é falsa a crença de que ingerir muito líquido (como leite de vaca ou cerveja doce) aumenta a produção do leite materno. Por outro lado, o abuso de certos alimentos pode provocar alergia ou cólicas no bebê, como o próprio leite de vaca, café, chá preto, mate, refrigerantes, ovos, amendoim, soja, trigo, peixe, frutas secas, entre outros.
-se você está acostumada a ingerir algum desses alimentos, interrompa temporariamente um de cada vez.
Assim, você saberá se algum deles causa cólica ou alergia.

Bicos artificiais

A introdução de qualquer bico artificial (mamadeira, chuca, chupeta) deve ser evitada a todo custo, pois interfere na sucção do bebê e, portanto, na amamentação. Além disso, os bicos podem causar infecções, devido à dificuldade de limpá-los e esterilizá-los de forma adequada.

Ingurgitamento

-se o peito estiver cheio demais ou mesmo “empedrado”, alguns cuidados precisam ser tomados. O primeiro é massageá-lo com a mão espalmada, em movimentos circulares em toda a mama. Na região da aréola, a massagem produz mais efeito se realizada com dois dedos (indicador e médio). Uma ducha morna nessa hora ajuda a aliviar a dor. Depois da massagem, o passo seguinte é o esvaziamento parcial por meio de ordenha manual.
-só ofereça o peito depois que o esvaziamento tenha sido suficiente para amolecer a aréola.
- com mamas cheias e duras, o bebê não consegue realizar uma boa pega, portanto não consegue mamar direito e provavelmente fissura no mamilo.

Lembretes

- seu bebê não necessita de nenhum outro alimento além do seu leite, até os 6 meses.
-quando for amamentar, não tenha pressa. Relaxe, pois a calma e a tranqüilidade ajudam a produzir mais leite.
-procure alternar posições para amamentar.
-é normal que um dia ou outro você tenha a sensação de estar com menos leite. Não use mamadeira, pois prejudica a amamentação e ajuda a secar seu leite.
-quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.
-não existe indicação alguma para usar compressas quentes ou frias.
-não há simpatia nem crendice capaz de modificar a quantidade ou qualidade do leite. Alguns exemplos dessas crenças são: a criança arrotar no peito, o leite pingar no chão, a nutriz menstruar, ingerir peixe, entre outras.
-a atividade sexual não interfere na amamentação.
-a maioria dos remédios é compatível com o aleitamento materno.
Mesmo assim, não tome medicamento algum sem orientação médica.
-especialmente à noite, amamentar deitada pode ajudá-la a descansar mais produzir mais leite.
-em caso de dúvidas sobre se o seu leite está sendo suficiente para o bebê, você pode ficar tranqüila se o bebê se mostrar satisfeito após as mamadas, urinar várias vezes ao dia, ganhar peso e crescer adequadamente.
-nem todo choro de bebê significa fome. Pode ser devido a algum desconforto, como fralda suja, calor, frio, cólicas ou, simplesmente, que ele esteja “precisando de colo”.
-cuide de sua saúde com uma alimentação saudável, não fume e evite bebidas alcoólicas.
-tanto quanto o aleitamento, o desmame também é muito importante; deve ser lento e gradual, e não intempestivo. Converse com o pediatra a respeito disso.

               www.fiocruz.br/redeblh
               http://www.ibfan.org/
               http://www.saude.gov.br/




Comentários

Postagens mais visitadas