A Dieta do Humor

ÚLTIMAS DESCOBERTAS

Um estudo publicado na semana passada no “Journal of Psychopharmacology” avaliou o efeito do ômega 3 em pacientes que se recuperavam de depressão.
O trabalho, feito pela Universidade Leiden, na Holanda acompanhou 71 pessoas, que receberem suplementação de ômega 3 ou placebo por quatro semanas. Os que tomaram ômega 3 relataram melhoras no processo de tomada de decisão e do estado de tensão.
“O ômega 3 mantém a função de estruturas cerebrais”. Diz Sandra Lopes de Souza, pesquisadora em neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco.

JÁ QUE AS PESQUISAS MOSTRAM UMA RELAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITA ENTRE O QUE VOCÊ COME E O SEU HUMOR, VISITE A FEIRA (ANTES DA FÁRMACIA) PARA DAR UMA LEVANTADA GERAL NA DIETA E NO ÂNIMO.

SUPERALIMENTOS CONTRA O BAIXO-ASTRAL

Peixes de águas frias, como salmão e sardinha, têm ômega 3, que ajuda a manter a função do sistema nervoso central. O ideal são três porções por semana.

Queijo tem triptofano, que ajuda a formar serotonina, principal neurotransmissor ligado ao humor.
A porção ideal é uma fatia de queijo (quanto mais branco, menor o teor de gordura) ou um copo de leite.

O chocolate preto com altos níveis de cacau é o que mais tem triptofano e teobromina, substância que estimula a liberação de endorfina, relacionada à sensação de prazer.
Uma porção de 15 a 30 g (uma barra pequena) é suficiente.

Além de triptofano, o ovo tem colina, nutriente que faz parte das vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Verduras escuras como brócolis e couve são boas fontes de ácido fólico. Também está no feijão-branco, na laranja e na soja.

O abacate, apesar de ser rejeitado em dietas em função do alto valor calórico (96 kcal em 100g), é fonte de gorduras boas e de magnésio, mineral que ajuda na produção de serotonina no cérebro. Use em cremes ou vitaminas.

A banana tem o pacote completo: boas quantidades de triptofano, minerais que ajudam na ação do nutriente e carboidratos, que fornecem energia rapidamente.

Castanha-do-pará, costanha-de-caju e outras oleaginosas são ricas em ômega 3 e minerais. A castanha-do-pará tem selênio, substância antioxidante. É calórica (643 kcal por 100 g). Duas por dia já são suficientes.

Iogurtes probióticos ajudam no funcionamento do intestino e, consequentemente, melhoram a absorção de vitaminas e minerais que têm ação no sistema nervoso central. Para ter efeito, o consumo precisa ser diário.

Aveia é boa fonte de carboidrato complexo (não é queimado rápido). Carboidratos mantêm o índice glicêmico, o que ajuda na produção de serotonina.
E lembre-se tal lista só valerá se você incluir O PRAZER AO COMER tais alimentos.

FONTE: JORNAL EQUILÍBRIO
FOLHA DE SÃO PAULO
OUTUBRO DE 2011

Comentários

Postagens mais visitadas