Entendendo os miomas uterinos

GUIA PARA PACIENTES

O QUE SÃO MIOMAS?
São tumores benignos (não cancerosos) do tecido muscular do útero. São extremamente comuns, sendo estimado que afetem uma em cada cinco mulheres em idade fértil.
Aproximadamente 20% das mulheres entre 20 e 30 anos, 30% entre 30 e 40 anos e 40% entre 40 e 50 anos apresentam miomas.

Os miomas podem apresentar variações quanto ao tamanho. Não é clara a sua causa, mas sabe-se que seu desenvolvimento depende do hormônio feminino estrógeno. Em geral, os miomas param de crescer e diminuem na menopausa, quando os níveis dos hormônios sexuais femininos estão reduzidos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os miomas podem não causar sintomas. Eles podem, por exemplo, ser descobertos por acaso durante um exame ginecológico de rotina.

Algumas mulheres, todavia, podem apresentar sangramento excessivo durante a menstruação ou sangramento irregular, fatos que podem levar à anemia.
Miomas de maior tamanho podem pressionar os órgãos à sua volta, como a bexiga ou o intestino, provocando sintomas como dificuldade de urinar ou, algumas vezes, necessidade de urinar frequentemente. Também pode causar certo desconforto, o que significa desde uma leve dor nas costas até fortes dores em baixo ventre.

A gravidade dos sintomas está relacionada ao tamanho, número e localização dos miomas.

Pode haver, algumas vezes, uma associação entre miomas e infertilidade (impossibilidade de engravidar). Caso você tenha miomas, deve discutir o tratamento com seu médico antes de engravidar.

QUAIS AS OPÇÕES DE TRATAMENTO?

Alívio dos sintomas

Se os miomas são pequenos e não causam desconforto, o médico poderá concluir que não há necessidade de tratamento, recomendando somente exames de acompanhamento.
Para mulheres que apresentam sintomas como dor ou sangramento menstrual excessivo, o médico poderá recomendar o uso de medicamentos somente para o controle da dor ou mesmo medicamentos que bloqueiam a atuação dos hormônios que influenciam diretamente o desenvolvimento dos miomas.

Esses medicamentos que bloqueiam os hormônios fazem com que o organismo reaja como na gravidez, interrompendo a menstruação.

Esses medicamentos atuam por várias vias e embora tragam, em geral, bons resultados e sejam bem tolerados, podem causar efeitos colaterais em algumas mulheres.


CIRURGIA
As cirurgias feitas para retirar os miomas são, em geral, a miomectomia, que é a retirada do(s) mioma(s) e a histerectomia, que é a retirada completa do útero.

Para mulheres mais jovens que queiram manter a capacidade de engravidar, a miomectomia pode ser o procedimento de escolha. Razões psicológicas podem levar as mulheres a decidir por não remover o útero, e uma vez que o útero ainda permanece intacto, existirá sempre a possibilidade de surgirem novos miomas.
A histerectomia é, com freqüência, recomendada para mulheres mais velhas que já tenham constituído família ou que não desejem ter filhos e pode ser realizada tanto por via vaginal como através do abdome, dependendo do que o médico achar mais apropriado.

Os medicamentos que bloqueiam a atuação dos hormônios podem também ser utilizados como forma de preparo para a cirurgia de retirada do(s) mioma(s).

COMO POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?
A escolha do tratamento é uma decisão importante que somente pode ser tomada pelo médico juntamente com a paciente.

FONTE: FOLDER ASTRAZENECA



Comentários

Postagens mais visitadas