Eles também têm limite

Frozen iogurte

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor testou oito marcas e concluiu que a maioria não tem as bactérias benéficas do derivado do leite. “Sem os seus micro-organismo, são apenas sobremesas á base de leite coalhado”, diz Joyce Mourão, supervisora de Nutrição do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo. A boa noticia é que quase todos são zero gordura e econômicos em açúcar. 

Sushi, Temaki

A culinária oriental cruzou fronteiras, mas o jeitinho brasileiro já tratou de adaptá-la ao nosso paladar, com iguarias que recebem banho de óleo, casos do hot roll e do rolinho de peixe frito.
“Quando aquecido a elevadas temperaturas, o óleo sofre modificações  na estrutura química, que alteram os níveis de lipídios no sangue”, avisa Silvia Papini, doutora e professora da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Sopa

Congelada, de saquinho ou de lata, ela quebra um galho à mesa. Mas um prato desses pode ter até a metade da cota diária de sódio recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é de 2.400 miligramas. A lista de encrencas causadas pelo  mineral em exagero inclui hipertensão, infarto, problemas renais. Por isso, nada de consumi-las diariamente. Elas são uma boa opção só quando a despensa estiver vazia. Se as embalagens prometem fartura de nutrientes, um aviso: tais substâncias, quando desidratadas, correspondem a uma parcela pouco significativa na fórmula.







Comentários

Postagens mais visitadas