Temperos que servem tanto para dar gosto

ALHO – CONTRA INTOXICAÇÃO
Pesquisa da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revela que um de seus compostos, o sulfureto de dialilo, combate uma bactéria que contamina alimentos, causando febre e diarréia.

ORÉGANO – PARA O BEM DA PRÓSTATA
A erva originária do Mediterrâneo carrega uma substância que ajuda a debelar tumores nessa glândula.
“O carvacrol induz o suicídio das células comprometidas pelo câncer na próstata”, conta a nutricionista Mariana Casseb, do Instituto do Coração, o Incor, em São Paulo.

ALECRIM PARA DIABÉTICOS
“Os compostos fenólicos do alecrim combatem os radicais livres e reduzem o risco de complicações ligadas à doença, como estresse oxidativo das células e várias inflamações”, ensina a nutricionista e responsável pela pesquisa, Ana Mara de Oliveira. O alecrim ainda inibe a multiplicação do vírus da gripe.

AÇAFRÃO – ANTICÂNCER
Depois de muitas análises, especialistas da Universidade dos Emirados Árabes Unidos classificaram o tempero como um aliado na luta contra o câncer de fígado.
Ele inibe a proliferação das células cancerosas.
O condimento também recebe o selo de antioxidante por sua capacidade protetora do DNA e pela prevenção do envelhecimento precoce.

CURRY PARA AS DEFESAS
A curcumina, um dos componentes desse pó picante e amarelo, dá uma força ao sistema imunológico.
“A substância aumenta os níveis de uma proteína que protege contra bactérias e vírus”, explica o bioquímico Adrian Gombart, da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos.
O curry deixa nossas defesas mais do que operantes e nos livra de infecções, principalmente as gastrointestinais.

SALSA PARA O SANGUE
Um estudo conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que a popular salsinha auxilia na prevenção da trombose, ou seja, ela inibe a formação de coágulos.
O condimento também evita o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de pulmão.

PIMENTA CONTRA QUILOS EXTRAS
Segundo pesquisa publicada na revista ACS Journal of Agricultural and Food Chemistry, o benefício se deve à piperina, onde essa substância reduz a atividade dos genes formadores de células de gordura.

FONTE : REVISTA SAÚDE É VITAL /AGOSTO DE 2012

Comentários

Postagens mais visitadas