HPV - DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

O QUE É HPV E O QUE ELE CAUSA?
O HPV é um vírus geralmente transmitido pelo sexo e que pode causar verrugas nos genitais, tanto do homem como da mulher, também chamadas de “crista de galo”. Pode também provocar câncer genital e pré-câncer.
COMO SE PREVENIR?
 São formas de prevenção: a vacinação contra o vírus HPV, o uso de preservativo, a redução do número de parceiros e o retardo do início da vida sexual.
COMO O HPV É TRANSMITIDO?
O contato sexual ou mesmo a pele é a maneira mais comum de contágio, incluindo os sexos oral e anal. O HPV é um vírus que se instala nas células do colo de útero, vagina, vulva, ânus e pode permanecer inativo por muito tempo, entrando em atividade em uma falha do sistema imunológico. Portanto, é praticamente impossível identificar a ocasião em que ocorreu o contágio ou com que parceiro.
QUANDO FAZER A VACINA E QUANTO TEMPO DE PROTEÇÃO ELA GARANTE?´
É importante vacinar pré-adolescentes, adolescentes e jovens de até 26 anos. Mas a proteção é maior se tomada até os 16 anos ou ainda antes do início da vida sexual. Se já houve a iniciação sexual, mesmo assim é preciso receber a visita. Quanto ao tempo de proteção sabe-se que é de no mínimo 10 anos, sendo que uma das vacinas deve proteger por vinte anos. Esse prazo ainda não é definitivo e pode vir a ser maior.
ESSA VACINA É FORNECIDA PELOS POSTOS DE SAÚDE?
Ainda não, devido ao alto custo. Quando for aplicada gratuitamente, provavelmente haverá redução considerável no número de casos de câncer causado pelo HPV.
APÓS SER VACINADA CONTRA O HPV, É POSSÍVEL ABRIR MÃO DO PRESERVATIVO?
Não. A vacina protege contra alguns tipos de HPV, que são os mais freqüentes e mais “perigosos”, que podem levar ao câncer. Mas há outros tipos de HPV que a vacina não protege. Por isso, o uso do preservativo é fundamental, também para preservação de outras doenças transmitidas sexualmente, como a AIDS, sífilis, gonorréia, etc.
O HPV TEM CURA?
A maioria (cerca de 90%) das mulheres infectadas por HPV consegue eliminar o vírus em até dois anos. Porém, a infecção pode persistir e as complicações podem ser o pré-câncer e o câncer de colo de útero, necessitando acompanhamento médico.
E O EXAME PREVENTIVO PAPANICOLAOU, POSSO DEIXAR DE FAZÊ-LO APÓS A VACINA?
Não. Infelizmente ainda há mulheres que nunca fizeram um exame preventivo na vida, apesar das campanhas. Algumas fizeram e nunca foram buscar os resultados ou não trataram os resultados alterados. A prevenção é fundamental para o Brasil diminuir os índices do câncer de colo de útero. Precisamos fazer o Papanicolaou e ficar atentas ao resultado e tratamento.
FONTE: FOLDER SOGESP

Comentários

Postagens mais visitadas