A DIETA VEGETARIANA É MAIS SAUDÁVEL?

SE PLANEJADA COM CUIDADO, TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS A SAÚDE. 

Nem todos os vegetarianos seguem as mesmas restrições. Os lacto- vegetarianos, por exemplo, se alimentam de produtos lácteos , mas excluem todas as carnes .
Os ovos- vegetarianos consomem ovos, mas evitam os demais alimentos de origem animal. Os lacto-ovo-vegetarianos consomem ovos e alimentos lácteos. E os veganos são contrários ao consumo de todos os produtos de origem animal.
Como são limitadas nutricionalmente, as dietas vegetarianas pedem cuidadoso planejamento para que se evitem deficiência significativas . Tornar-se vegetariano, no entanto não é difícil.
E ninguém duvida dos benefícios desse tipo de alimentação, desde que bem equilibrada, principalmente para grávidas e crianças.

BENEFÍCIOS DE SER VEGETARIANO

Quem consome menos proteína animal e mais proteína vegetal ingere menos gordura e colesterol e mais fibras . Isso pode explicar por que os vegetarianos têm menos colesterol LDL e menores índices de obesidade , diabetes , câncer de cólon, distúrbios cardiovasculares – como pressão alta e infarto - do que as pessoas que consomem carne . Não se sabe ao certo se esses benefícios decorrem apenas da dieta vegetariana ou de fatores e elas associados , como a prática de exercícios regulares, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e o fato de, quase sempre , não terem o vício de cigarro .

DICAS VEGETARIANAS 

As sugestões a seguir podem ajudar na escolha de uma dieta substancial, rica em nutriente e pobre em gorduras:
Escolher cereais integrais e alimentos naturalmente vitaminados.
Selecionar cereais matinais integrais ou enriquecidos.
Não confiar demais em queijos ou outros produtos lácteos , porque podem conter excesso de gordura saturada.
Ingerir alimentos quem contenham vitamina C , para facilitar a absorção de ferro .
Incluir diariamente uma ou duas porções de alimentos que sejam boas fontes de ferro, como ovos ou feijão.
Os veganos devem incluir , diariamente nas refeições uma boa fonte de vitamina B12 , como cereais enriquecidos , leite de soja enriquecido ou, então , adotar uma dose diária de um suplemento de vitamina B12.


Comentários

Postagens mais visitadas