COMO SURGEM AS PINTAS?


1- Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

2- Bolinhos de células: por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece . Eles costumam dar as caras entre os primeiros anos de vida até a adolescência.

3- Tudo tranquilo: a princípio, os nervos- nome que os médicos dão as pintas - são benignos. É até natural que, no desenvolvimento da criança, alguns cresçam, fiquem salientes e ganhem pelos.


As regras para escapar do câncer de pele: confira cinco medidas simples que ajudam a evitar o aparecimento da doença:

1- Crianças: não exponha ao sol bebê com menos de 06 meses . Depois, abuse de chapéus roupas e protetores solares específicos para essa fase.

2- Cútis Clara: indivíduos com  a pele muito branca corre maior risco de queimaduras solares - o prenúncio de uma doença séria. Filtro solar neles!

3- Horários: evite ambientes abertos entre as 10 e as 15 horas. Nesse período, os raios ultravioletas estão muito intensos e causam danos à pele. 

4- Protetor: prefira os produtos de proteção solar (FPS)  superior a 30. E não se esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas e após sair do mar ou da piscina.

5- Autoexame: faça um, checkup periódico de toda a pele para ver se algum sinal está diferente. Caso perceba algo suspeito, procure o dermatologista. 

Obs.: A pinta pode virar um câncer de pele, especialmente um grave melanoma. Isso ocorre diante do excesso de radiação solar ou se a região é lesionada constantemente  





Comentários

Postagens mais visitadas