O DOSSIÊ DO SAL

Ele é usado para realçar o sabor dos alimentos e, inclusive, para conservar produtos alimentícios. Contudo, apesar de estar presente na grande maioria dos pratos, o sal nem sempre é mocinho, podendo trazer diversos problemas de saúde. “O principal componente do sal é o sódio que, se ingerido em excesso, aumenta a retenção de líquidos no organismo”. Além disso, também predispõe as doenças cardiovasculares, como hipertensão  arterial infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, e doenças renais. 

CURIOSIDADES

Provavelmente, você consome o sal todos os dias, seja em pequena ou grande quantidade. Contudo, existem alguns fatos sobre esse ingrediente que talvez você não conheça! Confira abaixo uma lista de curiosidade sobre o sal.

* O organismo de uma pessoa adulta apresenta, em média, 250 gramas de sal.

* Se você ler o rótulo do sal vai perceber que um de seus ingredientes é o iodo. Porém esse alimento não é encontrado originalmente no mineral, uma vez que é acrescentado no processamento do produto. E sabe o motivo? Para combater doenças de tiroide, como bócio e cretinismo.

* Uma das consequências da doação de hábitos saudáveis é que o consumo de sal está diminuindo no mundo. Na Europa, por exemplo, a ingestão individual caiu pela metade entre os séculos 19 e 20.

OBS: A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) ACONSELHA QUE A INGESTÃO DIÁRIA DE SÓDIO DEVA SER DE 2 GRAMAS, O QUE EQUIVALE Á 5 GRAMAS DE SAL DE COZINHA OU 05 COLHERES (CAFÉ) DO INGREDIENTE





Comentários

Postagens mais visitadas