A VAGEM

 A vagem é da mesma família do feijão e da lentilha, a vagem surge como uma opção delicada e saudável para dar cor e sabor às receitas.
Servida fria, em saladas, ou na companhia de outros legumes para incrementar carnes ou mesmo peixes, essa leguminosa agrada os mais diversos paladares com a vantagem de ser um ingrediente rico em vitaminas e nutrientes, que proporcionam muitos benefícios a saúde.
Com forte ação antioxidante, o alimento pode ajudar a prevenir o envelhecimento das células, uma vez que contém boas doses de vitamina C, o que contribui para a diminuição dos radicais livres no organismo. "A vitamina também dá ao corpo maior resistência contra infecção e tem ação cicatrizante, além de ajudar na absorção do ferro" acrescenta a nutricionista Luci Souza.
Outro poderoso antioxidante encontrado na vagem é a luteína, um carotenoide da classe das xantofilas, que dá a pigmentação amarelo-esverdeada a determinados vegetais. “A substância tem especial atuação na proteção dos olhos contra os danos causados pelo sol e estresse oxidativo, prevenindo doenças oculares, como catarata e degeneração macular " 
A vagem também é recheada de minerais importantes para o organismo, como potássio, ferro, cálcio, silício e magnésio, sendo os dois últimos fundamentais para o bom funcionamento do sistema muscular

E mais: "o alimento ainda conta com ácido fólico, nutriente que contribui para a produção de hormônio, como dopamina, homocisteína e serotonina, capazes de melhorar o humor e promover bem-estar, ressalta a profissional.
Tudo isso com a vantagem de ser um alimento pouco calórico e recheado de fibras. 





Comentários

Postagens mais visitadas