AMAMENTAR É UMA QUESTÃO DE CORAÇÃO

 O leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros dias de vida. É de grande importância para sua sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas, e psicológicas do recém-nascido. O leite materno é livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido pela criança. Nas primeiras 72 horas após o parto as mamas produzem um leite que é chamado de colostro, é amarelo e grosso, sai em pequenas quantidades. É o que a criança necessita nos primeiros dias de vida, pois contém nutrientes necessário para ela nesta fase. O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes do recém-nascido).
O leite materno é exclusivo, em livre demanda, até os seis meses.
Em livre demanda significa dar o peito ao bebê sempre que ele quiser sem impor horários ás mamadas.

Por que amamentar?
São 4 vantagens:

*NUTRICIONAL

Proteínas e gorduras, lactose, vitaminas, ferro, água, sais, cálcio, e fosfato, em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades do bebê.

*IMUNOLÓGICA:

É a primeira vacina do bebê, pois fornece anticorpos, protegendo contra muitas doenças. A criança sendo amamentada tem menos diarreia, infecção respiratória e de ouvido e protege também contra problemas alérgicos.

*PSICOLÓGICO:

Fortalece o laço afetivo entre mãe e filho, que vêm sendo formados durante a gestação, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e amado, crescendo mais tranquilo.

Outras vantagens:

É econômico e prático por que já vem pronto e na temperatura certa 
É um método natural de anticoncepção (evitar filhos).
Ajuda a mãe a voltar ao peso anterior 
Diminui o tempo de sangramento após o parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal 
Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama.

EVITE USAR SABÃO, CREME, OU POMADAS NOS MAMILOS.

                           Juliana Silva de Almeida e Ianê Nogueira do Vale


Comentários

Postagens mais visitadas