ÁCIDO FÓLICO

O que você precisa saber?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B (vitamina B) que tem papel fundamental durante a gravidez, principalmente na prevenção dos defeitos de fechamento do turbo neural (DFTNs), logo no início da gestação. A dose de 400 mcg de ácido fólico é recomendada por importantes instituições, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)). Desde 1991 a recomendação mundial sobre a dosagem de ácido fólico se mantém a mesma: 400 mcg por dia. Seu uso deve ser iniciado pelo menos 30 dias antes do começo da gravidez e mantido nos três primeiros meses de gestação.

Quais as malformações podem ser prevenidas pelo uso do ácido fólico? 

Inicialmente se reconhece de maneira impactante, a redução dos casos de espinha bífida e anencefalia. Essas anomalias comprometem o sistema o sistema nervoso de feto em formação.

Anencefalia: No caso mais grave, ocorre parada de desenvolvimento do cérebro e dos ossos do crânio e a criança não sobrevive após parto.

Espinha BífidaNesse caso, o bebê terá sequelas graves ao longo da vida. Geralmente são crianças que não andam (paraplégica), não conseguem controlar a função de urinar e defecar e apresentam algum grau de retardo mental, no caso de desenvolverem hidrocefalia (líquido no cérebro)

Além disso, o uso do ácido fólico na preconcepção previne outras anomalias, como os defeitos de formação cardíaca e da face do feto (lábio leporino e fenda palatina).





Comentários

Postagens mais visitadas