DIETA DEPOIS DOS 40 ANOS


 O organismo muda com o passar dos anos. Manter a saúde e o peso vira um desafio. Mas pequenos ajustes garante uma vida saudável.

Quais fatores que mudam nessa equação?

METABOLISMO: a partir dos 30 anos, perdemos 10% da massa muscular a cada década. Os músculos aceleram a queima calórica: o remédio é malhar mais e comer menos. 

DIGESTÃO: aos 40 anos, é comum surgirem sintomas de má digestão (azia, queimação, empachamento, constipação) decorrentes de mudanças na ação de enzimas. Alterações na acidez estomacal também podem levar deficiências nutricionais (como de zinco, ferro, proteínas e vitamina B12) Como o tempo, isso pode interferir no corpo inteiro (pele, cabelo, articulações, disposição, habilidades mentais etc.)

MASSA ÓSSEA:  ao perder tecido muscular, corremos o risco de perder a densitometria óssea, o que se acentua com as mudanças hormonais decorrentes da menopausa. O antídoto, de novo, é se exercitar, mas também se atentar para nutrientes envolvidos na síntese óssea, como vitamina C, D, E K zinco, silício, fósforo de cálcio. 

FERTILIDADE: A diminuição começa aos 35 anos. Com a menopausa, a mulher libera menos óvulos capazes de serem fecundados. Alguns estudos sugerem que os homens também sofrem uma redução na capacidade de procriação, porém é menos acentuada. 

PELE: A partir dos 30 anos, o funcionamento hormonal se modifica, e notam-se mudanças no viço e na hidratação da pele e do cabelo. Beber água, cuidar da dieta e até tomar suplementos podem ajudar. 


LISTAS DE COMPRAS PARA LEVAR AO SUPERMERCADO!

 # TOMATE: protetor dos músculos - duas colheres de extrato de tomate é recomendado para um dia 

# TRUTAS VERMELHAS: livram das inflamações - um copo de suco ao dia 

 # CASTANHAS: traz equilíbrio á tiroide - uma castanha-do-pará por dia 

 # SEMENTES: garantem a saúde intestinal - duas colheres ao dia 








Comentários

Postagens mais visitadas