EXCESSO DE PESO

O excesso de peso ou a obesidade é o acúmulo exagerado de gordura no corpo. Ela vem crescendo nos últimos anos, chegando a prevalecer em um terço da população brasileira atingindo mais as pessoas idosas.
A obesidade é resultante do consumo de uma quantidade de calorias maior que aquelas que o organismo utiliza. Alguns fatores podem contribuir para o excesso de peso, são eles: 

*FATORES GENÉTICOS: a influência familiar influi em um terço do peso do corpo, mas essa contribuição varia de pessoa para pessoa. 

*FATORES PSICOLÓGICOS: os distúrbios emocionais ocorrem como uma reação contra o preconceito e a discriminação ás pessoas obesas. A imagem negativa do corpo acarreta uma autocrítica extrema e um desconforto no convívio social dos indivíduos com excesso de peso.

*ALIMENTAÇÃO: dois padrões anormais de alimentação contribuem para a obesidade em algumas pessoas. São eles: a ingestão exagerada de alimentos e o hábito de alimentação noturna. Os dois casos são desencadeados por estresse e distúrbios emocionais e em ambos ocorre um consumo excessivo de calorias 

*FATORES RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO: o aumento do tamanho e da quantidade de células de gordura aumenta o volume de gordura armazenada no corpo, Os indivíduos obesos durante a infância têm até cinco vezes mais células de gordura do que aqueles que possuem um peso normal. Como o número de células não pode  ser reduzido, o peso somente pode ser perdido através da redução da quantidade de gordura existente em cada célula. 

*MEDICAMENTOS: alguns medicamentos produzem aumento de peso. Entre eles podemos citar os corticoides, antidepressivos, anticoncepcionais e medicamentos psiquiátricos

Comentários

Postagens mais visitadas