AÇÚCAR


AÇÚCAR REFINADO

      O açúcar refinado tem 100% de caloria, sem valor nutricional e, se consumido em excesso, pode causar obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer. Não só o consumo da substância in natura é prejudicial, mas os alimentos que apresentam carboidratos provocam o efeito de aumento rápido e exagerado de glicose, o que aumenta a secreção de insulina no pâncreas. Insulina em excesso pode baixar as taxas de glicemia rápido demais, o que faz com que a pessoa tenha mais vontade de comer, podendo, assim, engordar com mais facilidade.


FRUTOSE

      Já o açúcar das frutas, a frutose, não é visto como vilão, pois a maneira como ele é processado no organismo não provoca nenhuma resposta de insulina. Além disso, as frutas também oferecem vitaminas, fibras, antioxidantes e água. Dessa forma, muitos médicos recomendam apenas a ingestão da frutose na dieta alimentar.
Essa ingestão da frutose evita a hipoglicemia, que é um distúrbio que se manifesta por meio de vários mal estares, podendo causar até mesmo a depressão, segundo alguns especialistas.


ADOÇANTE

      Alguns médicos ainda sugerem a substituição por adoçantes: mesmo que haja controvérsias por ser uma substância química, ainda não foi comprovado nenhum mal advindo de adoçantes.


AÇÚCAR MASCAVO

       O açúcar mascavo apresenta 5% de nutrientes, sendo assim, pode ser uma opção mais saudável, mas aconselha-se um consumo moderado. Os maltes de cevadas também já são bastante utilizados no lugar dos açúcares.


AÇÚCAR EM BEBIDAS

      Precisa-se tomar cuidado com bebidas alcoólicas e demais bebidas que contenham açúcares, pois a velocidade com que a glicose entra no sangue é aumentada e torna-se agressiva do ponto de vista metabólico.

FONTE: up.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas